segunda-feira, 30 de maio de 2011

Servidores aprovam proposta da prefeitura e termina a greve


Servidores aprovam proposta da prefeitura e termina a greve. Clique e veja mais fotos
Crédito: Mauro Schaefer


     Em assembléia no Parque da Harmonia, o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) decidiu, na tarde desta segunda-feira, por fim a greve que já durava uma semana. A medida acontece horas depois da reunião em que a prefeitura apresentou uma proposta de reajuste total de 8,16% (7,01% já na folha de pagamento de maio e, em janeiro de 2012, um acréscimo de 1,15%. 
     Além disso, estão previstos aumento no vale-alimentação, reposição da inflação também em maio de 2012, implantação do plano Ipe Saúde, equiparação do salário básico ao mínimo nacional, beneficiando os servidores de menor remuneração, pagamento de progressões e reformulação do plano de carreira.
     O secretário municipal de Governança, César Busatto, comemorou o acordo firmado com o Simpa. "Em primeiro lugar acredito que temos de festejar, pois a cidade normaliza as atividades. A greve causava prejuizos importantes nas áreas da educação e saúde, setores vitais", explicou. "Foi um bom aprendizado, pois este processo, de dezenas de horas de diálogo, permitiu uma maior aproximação entre governo e servidores", avaliou o secretário. 
     Conforme já estava previsto na proposta da prefeitura, os servidores terão 90 dias para recuperar os dias parados, em dinâmica estabelecida por cada secretaria. As aulas poderão ser recuperadas até o final do ano letivo. “A assembleia teve a sabedoria de entender que a proposta se caracteriza em um avanço, mesmo que pequeno, um avanço”, disse um dos diretores do Simpa, Raul Giacobone. 
     "Cada secretário agora vai providenciar a recuperação dos dias parados segundo as características desses setores. Cada servidor terá que trabalhar um período adicional que compense os dias de paralisação. Cada caso é um caso, relatou Busatto.

Confira a proposta completa:

     - Reajuste salarial de 6,51%, repondo integralmente a inflação do período com base no IPCA/IBGE (maio/2010 a abril/2011).
     - Concessão de aumento de 0,5% a ser pago a partir de maio de 2011.
     - Reposição integral da inflação do período maio/2011 a abril/2012.
     - Concessão de aumento de 1,15% a ser pago a partir de janeiro de 2012.
     - Reajuste de 8,33% no vale-alimentação, aumentando para R$ 13,00.
     - Equiparação do salário básico ao salário mínimo nacional, garantindo o alinhamento permanente aos servidores dos padrões 2 e 3 A, substituindo o abono. Sobre o novo básico incidirão vantagens e benefícios.
     - Pagamento das progressões salariais dos biênios 2002-2004 e 2004-2006 durante o ano de 2011.
     - Pagamento das progressões de 2006-2008 durante o ano de 2012.
     - Implementação até outubro deste ano do plano de saúde através de convênio com o Ipe Saúde.

Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário