sexta-feira, 13 de maio de 2011

Vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 20 de maio no RS

     A Secretaria Estadual da Saúde decidiu orientar os municípios gaúchos a prorrogarem a Campanha de Vacinação Contra a Gripe até o dia 20 de maio. A vacinação, que terminaria nesta sexta-feira no Estado, atingiu 58% de cobertura da população dos grupos de risco, o equivalente a 1.111.119 doses aplicadas. 
     Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Marilina Bercini, o objetivo da prorrogação é atingir a meta de 80% de cobertura dos grupos. "Vamos dar mais uma semana de oportunidade para as gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, profissionais de saúde, indígenas e idosos buscarem sua imunização e se protegerem da influenza e, principalmente, de suas complicações", explica Marilina. As doses protegem contra dois tipos de gripe sazonal e contra a gripe A (H1N1), que em 2009 provocou o óbito de 297 gaúchos.
     Desde o início da campanha, em 25 de abril, os grupos que apresentam as mais baixas coberturas são o das gestantes e o das crianças, que foram incluídos na campanha de 2011 justamente por serem considerados de risco para complicações graves da gripe. A Sociedade de Pediatria e a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado recomendam oficialmente a imunização dos integrantes desses grupos.

Prorrogação em outros estados

     Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco também prorrogaram a campanha por mais uma semana. A população pernambucana foi prejudicada pelas chuvas que impediram os moradores de muitas cidades de chegar às unidades de saúde. Até o momento, apenas 52% da população-alvo no estado foi imunizada, o que representa cerca de 722 mil pessoas. Pelos mesmos motivos, o governo de Alagoas também decidiu estender o prazo até o dia 20 de maio.
     Já no Distrito Federal, onde, até ontem, apenas 66% da população prioritária havia sido vacinada, as pessoas terão até o próximo dia 27 para procurar um posto de saúde. Segundo a secretaria de saúde local, a exemplo de outras localidades, as mulheres grávidas são o grupo com menor percentual de vacinação, apenas 32%.
     No Acre, as doses de vacina serão oferecidas até o próximo dia 30 às pessoas que tenham a partir de 60 anos, gestantes (em qualquer período de gravidez), crianças de seis meses a dois anos de idade, indígenas e profissionais de saúde.  Da meta de imunizar 80% da população, apenas 37,12% da população foi atingida.
     Em Minas Gerais, a prefeitura de Belo Horizonte estendeu o prazo até o próximo dia 20. A secretaria estadual de saúde recomenda que outros municípios mineiros que não tenham atingido as metas de vacinação façam o mesmo.
     Em Mato Grosso do Sul, a prefeitura da capital, Campo Grande, também decidiu adiar o fim da campanha para a próxima sexta-feira (20). Segundo dados parciais da secretaria municipal de saúde pública, 63% da população-alvo da capital sul-mato-grossense já havia sido vacinada até esta manhã. A meta local é atingir 110 mil pessoas.
     De acordo com o Ministério da Saúde, até ontem, 16.752.683 pessoas de todo o país haviam sido imunizadas, o equivalente a 55,97% do público-alvo. A meta do governo federal é chegar a 80% – cerca de 24 milhões de pessoas. O Ministério da Saúde já vinha recomendando que as secretarias estaduais e municipais de Saúde que não atingirem suas metas mantenham a vacinação nos postos de saúde.
     O Ministério da Saúde irá aguardar até o final do dia para divulgar um balanço preliminar da campanha e decidir se irá ou não prorrogá-la nacionalmente.
Fonte: Correio do Povo e Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário