terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PF de Santo Ângelo deflagra operação de combate ao contrabando

 POLÍCIA FEDERAL: OPERAÇÃO RINCÃO

     Na data de hoje, foi deflagrada a Operação Rincão, coordenada pela Delegacia de Polícia Federal em Santo Ângelo/RS (OPERAÇÃO SENTINELA). Trata-se de ação que objetiva a repressão à prática crimes de contrabando de cigarros, defensivos agrícolas e munições oriundas da Argentina, praticado por indivíduos que atuam na Região Noroeste do Estado.
     Os primeiros investigados foram identificados atuando na localidade rural de Rincão Vermelho, proximidades do município de Porto Xavier/RS (origem da denominação da operação), e cujos desdobramentos posteriores atingiram também investigados nos municípios de Santiago, São Luiz Gonzaga, Roque Gonzales e de Santo Ângelo.
     No decorrer das investigações, que se prolongaram nos últimos quatro meses, foram identificadas pelo menos três células criminosas organizadas, em atividade na região, responsáveis pela introdução irregular de produtos através de portos clandestinos existentes em propriedades rurais localizadas às margens do Rio Uruguai, fronteira com a Argentina.
     A operação mobilizou trinta e cinco (35) policiais federais, dentre estes, integrantes cedidos pela coordenação da Operação Sentinela, apoiados ainda, por vinte e três (23) policiais militares, e dezesseis (16) servidores da Receita Federal. Foram cumpridos dezesseis (16) mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Santo Ângelo/RS.
     No transcorrer das investigações houve a prisão de 06 (seis) pessoas, a apreensão de 08 (oito) veículos e de cerca de 6.000 (seis mil) pacotes de cigarros estrangeiros em poder dos suspeitos.
     Na operação de hoje foi preso um homem de 81 anos de idade, residente em Santo Ângelo/RS, o qual possuía em sua residência agrotóxicos de origem estrangeira, sendo indiciado por infração ao Art. 56 da lei 9.605/98, com fiança arbitrada em R$ 5.000, 00 (cinco mil reais), cujo recolhimento possibilitou a liberação do indiciado após os trâmites de praxe.

Mercadorias apreendidas:

01- 21 (vinte e um) galões de 05 (cinco) litros de fungicida da marca
PRYONN EXTRA;

02- 42 (quarenta e dois) pacotes de 200 gramas do herbicida CLORYMEX;

03- 02 (dois) tubos do herbicida AKY, 60 WDG, de 100 gramas cada e

04- 147 (cento e quarenta e sete) pacotes do herbicida HERBEX, com 100 gramas cada;

     A OPERAÇÃO SENTINELA é uma intensificação do controle, fiscalização e inteligência policial na faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos e tem por objetivo a prevenção e repressão de crimes transacionais, como contrabando, descaminho, tráfico internacional de drogas, armas e munições.

Fonte: DPFSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário