sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Após passar a noite acampados, alunos da Ufrgs tentam ingressar na Reitoria

     Após passar a noite acampados, alunos da Ufrgs tentam ingressar na Reitoria
     Crédito: Bruno Alencastro


     Estudantes das Ufrgs fizeram pressão na manhã desta sexta-feira para participar da reunião do Conselho Universitário que irá definir as regras para a eleição do novo reitor da universidade. Por volta das 8h40min, cerca de 30 alunos tentaram entrar no saguão da Reitoria, mas foram impedidos pelos seguranças. Ninguém ficou ferido no tumulto.
     O confronto durou aproximadamente 15 minutos, impedindo a entrada dos integrantes do conselho no local. Seis estudantes vão participar da reunião, enquanto os manifestantes seguirão acampados.
     Desde ontem, um grupo de cerca de 70 alunos ocupou a reitoria em antecipação ao encontro. O atual sistema prevê 70% dos votos para os professores, 15% para funcionários e 15% para estudantes. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) reivindica paridade entre as categorias.
     O órgão estudantil argumenta que outras instituições do País já adotaram o novo modelo, como a Universidade Nacional do Brasil (UNB), em Brasília, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).
     Essa é a segunda ocupação na Ufrgs em menos de um mês. Em 25 de novembro, uma manifestação conseguiu adiar uma reunião do conselho que definiria os critérios da eleição.

     Seis estudantes vão participar da reunião, enquanto os manifestantes seguirão acampados
     Crédito: Bruno Alencastro


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário