terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cracolândia invade o cemitério, destrói túmulos e ameaça Operário

Novo Hamburgo
 
Gavetas: pichações em cinco andares que tinham recebido pintura nova em 2010
Gavetas: pichações em cinco andares que tinham recebido pintura nova em 2010 / Foto: Sílvio Milani/GES-Especial

     - O Cemitério Municipal de Novo Hamburgo se tornou uma cracolândia. Segundo moradores do bairro Operário, são aproximadamente 15 rapazes e cinco meninas, dos 14 aos 20 anos, que usam o prédio das gavetas para consumo de drogas e sexo quase todas as noites. O rastro de destruição do último final de semana deu trabalho aos coveiros na manhã de ontem. Quando chegaram ao serviço, depararam com pedaços de concreto, mármore e flores arrancados dos túmulos. As pichações já tomam conta dos cinco andares, que tinham recebido pintura nova em outubro do ano passado.

LOUCOS

     “Quando o vento sopra para cá, dá para sentir o cheiro do crack da minha casa. Eles correm aos gritos nas galerias, entre os túmulos, completamente loucos. E não dá para reclamar, pois eles ameaçam”, denuncia um vizinho. Moradores também reclamam de furtos e vandalismo nas casas. “A gente não sabe o que vai ser a cada madrugada. Jogam rojões dentro dos ossários e acordamos com as explosões. Ligo para a Guarda Municipal, que diz que não pode fazer nada.”

”Nós não temos paz”

     Na semana passada, uma vizinha do cemitério acordou no final da noite com um estrondo no telhado e percebeu que a água da chuva começava a entrar na casa. “Eles atiraram um pedaço de concreto de túmulo, ainda com flores, que despedaçou as telhas. Construí um muro para nos isolarmos, mas não adianta. Eles se drogam, bebem, gritam, fazem de tudo e nós não temos paz”, desabafa. Outro morador do bairro lembra que, há cinco meses, o grupo incendiou um poste de energia elétrica na Rua Frederico Becker Filho. “Eles estavam saindo do cemitério e atearam fogo em uma lixeira, que acabou queimando o poste. Era madrugada. Foi um terror.”

PROVOCAÇÃO

     A cada noite surgem novas pichações provocativas nos túmulos e paredes das galerias (foto). Segundo o gerente do cemitério, Décio Cardoso, está sendo providenciada uma vigilância noturna no complexo. “Vamos colocar um guarda lá dentro.” O secretário da Segurança de Novo Hamburgo, Danilo Oliveira da Silva, frisa que a Guarda Municipal tem atribuição de zelar pelo patrimônio público municipal. “Vou me inteirar da situação, intensificar a segurança no local e, se necessário, pedir apoio à Brigada Militar.”

CUSTO

     Uma gaveta custa 40 reais no sepultamento e mais 280 reais pelo tempo limite de seis anos. Depois, os restos mortais são ensacados e vão para o ossário, de menor dimensão e uso perpétuo, a dez parcelas de 31 reais cada.

Fonte: Sílvio Milani / Da Redação / Jornal NH


Nenhum comentário:

Postar um comentário