sábado, 16 de agosto de 2014

PM ajuda a salvar bebê engasgado em Encantado

Menina de dois meses tomava mamadeira no colo da mãe

   Rodrigues recebeu a visita da pequena Lavínia e ficou emocionado 
   Crédito: Divulgação BM / CP

Entre lágrimas e apreensão, uma mãe conseguiu salvar a filha de 2 meses com a ajuda, por telefone, de um policial militar. O fato aconteceu quarta-feira na zona rural de Encantado, no Vale do Taquari, após a menina Lavínia Fraporit dar os primeiros goles da mamadeira e começar a se engasgar por volta das 10h. O bebê estava no colo da mãe, Suzete Scatola Fraporit, 37 anos, que ficou apavorada. “Não sabia o que fazer. Ela estava ficando com a pele roxa. Já tinha visto outras reportagens, de policiais militares ajudando em salvamento de crianças, e por isso liguei direto para o 190”, revela.

A família mora em Linha São Roque, distante 11 quilômetros do Centro da cidade e também do único hospital do município. Por isso, fazer esse caminho nem foi pensado pela mãe. Do outro lado da linha, estava o sargento Claudiomiro Antonio Rodrigues, 47 anos, que tentou mantê-la calma. “Atendi a ligação com ela chorando. A mãe disse que o bebê não estava respirando, com a pele arroxeada”, recorda. O PM pediu que ela colocasse a criança sobre seu braço esquerdo, de barriga para baixo, com a cabeça repousada na mão. Em seguida, solicitou que ela pressionasse suavemente a mão direita na região do pulmão da criança para expulsar o que poderia estar bloqueando a respiração.

“Perguntei se o bebê estava reagindo. Ela disse que não e pedi para continuar com o procedimento.” Segundos depois, Lavinia reagiu. O sargento disse que o telefonema não durou mais de três minutos, mas que a recompensa será eterna: “É um sentimento de orgulho. Nada supera a satisfação de salvar uma vida.” Com 23 anos de BM, Rodrigues nunca tinha passado por uma situação semelhante.

Outros casos

• Um bebê de apenas um mês foi salvo no dia 27 de julho deste ano, em Gravataí, por um policial militar que passou instruções por telefone para a mãe. A criança tinha se engasgado com leite.

• Em Estrela, no Vale do Taquari, um soldado da Brigada Militar prestou socorro, também por telefone, para a mãe de um menino de um mês e meio em 25 de setembro de 2013. A mãe, Jéssica Raquel da Rocha, acionou o 190 e pediu socorro porque o bebê estava sem respirar após beber leite.


Fonte: Hygino Vasconcellos / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário