quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Estudantes podem se inscrever para bolsas na França até 14 de janeiro

Programa faz parte do Ciência sem Fronteiras, do governo federal. 
Quem não possui nível suficiente de francês pode fazer curso intensivo.

     Os universitários brasileiros têm até o dia 14 de janeiro de 2013 para se inscrever no Programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, que vai oferecer bolsas de até 18 meses de duração em algumas das principais universidades francesas. Os contemplados farão parte da graduação no Brasil e parte na França, o que configura a modalidade sanduíche. As atividades começam no mês de setembro.

     Os estudantes que não possuem o nível suficiente de francês, exigido em edital no ato da inscrição, terão um prazo maior, até 10 de fevereiro, para enviar o resultado do teste de proficiência. Estes poderão ser beneficiados com um curso intensivo de aperfeiçoamento de dois meses na França, antes do início do período letivo, com custos de formação e hospedagem pagos pelo programa.

     Essa é a segunda chamada do Ciência sem Fronteiras para a França. O país disponibiliza 10 mil vagas para estudantes brasileiros em suas instituições de ensino superior até 2015. As áreas abrangidas são ciências exatas e da terra, engenharia, computação e TI, biologia, ciências biomédicas e da saúde, e indústria criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação), entre outras.
    
     O objetivo do programa é preparar os jovens estudantes para criar novas tecnologias que serão aproveitadas no Brasil quando voltarem. O programa seleciona os estudantes com base no histórico escolar e na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os selecionados têm ajuda financeira para pagar o curso, as despesas da viagem, alimentação e hospedagem. Mais de 100 mil estudantes deverão ser contemplados no programa.

Fonte: Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário