segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Consumo frequente de tomate reduz risco de depressão pela metade

Pesquisa sugere que dieta rica no alimento traz benefício à saúde mental
Consumo frequente de tomate reduz risco de depressão pela metade Caio Marcelo/Agencia RBS
Comer tomate todo os dias reduz o risco de sintomas depressivos em 52%Foto: Caio Marcelo / Agencia RBS

     Comer tomates apenas algumas vezes por semana pode reduzir pela metade as chances de sofrer depressão. É o que revela estudo realizado por pesquisadores da China e do Japão. Segundo a pesquisa, pessoas que ingeriram tomates de duas a seis vezes por semana foram 46% menos propensas a sintomas depressivos em comparação com pessoas que comiam a fruta menos de uma vez por semana.

     Para os pesquisadores, outros alimentos saudáveis, como couve, cenouras, cebolas e abóboras têm pouco ou nenhum efeito sobre o bem-estar psicológico. Tomates são fonte particularmente rica de licopeno, antioxidante que lhes confere a cor vermelho escuro e têm sido associados com redução do risco de câncer de próstata e ataques cardíacos.

     A pesquisa, publicada no Journal of Affective Disorders, analisou os registros de saúde mental e hábitos de dieta de cerca de mil homens e mulheres com 70 anos ou mais. Eles investigaram relatórios preliminares que mostraram que o licopeno também pode promover o bem-estar psicológico e a saúde física.

     Os resultados mostraram que pessoas que comem tomates entre duas e seis vezes por semana são 46% menos passíveis de sofrer depressão. A pesquisa sugere ainda que comer tomate todos os dias reduz o risco de sintomas depressivos em 52%.

     Os pesquisadores disseram que ainda não podem afirmam se o licopeno dos tomates afeta diretamente a mente, ou se simplesmente protege contra a depressão causada quando as pessoas desenvolvem doenças potencialmente fatais como o câncer.

Fonte: VIDA E SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário