sábado, 1 de outubro de 2011

Estado registra temporais, ventos e queda de granizo

No Centro de Porto Alegre, vento atrapalhou moradores pela manhã
Crédito: Fabiano do Amar

     A forte chuva, acompanhada de vento e queda de granizo, atingiu principalmente os vales do Rio Pardo e do Taquari, o Centro e a Serra, na madrugada deste sábado, no Rio Grande do Sul. Em Caxias, pelo menos 20 casas foram destelhadas em toda a cidade. Houve ainda registros de quedas de árvore em diversos bairros e na BR 116. 
     Em Estrela, no Vale do Taquari, choveu 30 milímetros durante a madrugada. A precipitação começou fraca, se intensificou e veio acompanhada de granizo por volta da meia-noite. O bairro dos Estados foi mais atingido pela precipitação. No município vizinho de Lajeado, o acumulado chegou a 27 milímetros. Em Bom Princípio, no Vale do Caí, houve vento e chuvas fortes. 
     No Centro, o município de Santiago teve queda de granizo com árvores, postes e fios de energia elétrica caídos, além de casas danificadas em vários bairros. Parte da cidade está sem luz. Em Restinga Seca, 50 casas foram atingidas por volta das 23h dessa sexta-feira por queda granizo seguida por chuva forte com acúmulo de 90 milímetros em apenas cinco minutos. Um ginásio na Vila Rosa foi totalmente destruído. Uma árvore caiu na BR 287 devido a um fio de alta tensão que se rompeu, próximo à ponte destruída no ano passado em Agudo. Moradores fazem fila para receber lonas da prefeitura. 
     Em Santa Maria, um forte vento derrubou, na noite dessa sexta-feira, a lona que cobria o pavilhão da feira dos distritos. O evento faz parte da 44ª Expofeira de Santa Maria, região Central do Estado, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). De acordo com a assessoria de imprensa da Expofeira, ninguém ficou ferido. 

Granizo assusta moradores

     Em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, a chuva forte acompanhada de granizo assustou os moradores. Pedras com até um centímetro de diâmetro caíram por volta das 23h e em pouco tempo os telhados e chão ficaram cobertos com o gelo. A precipitação durou em torno de 10 minutos e as pedras em pouco tempo desaparecem devido à forte chuva.
     O temporal atingiu pelo menos mais dois municípios do Vale do Rio Pardo. Na localidade de Linha Cipriano, no interior de Vera Cruz, os veículos e ônibus que trafegavam pela RSC 287 tiveram que parar para evitar riscos de derrapagem e danos com o granizo na pista. No Centro da cidade também houve registro de uma grande quantidade de pedras. Outra cidade com ocorrência de granizo e vento foi Candelária. Mas em nenhum desses municípios há registros de danos.

Rodovias bloqueadas

     Em São Lourenço do Sul, na Região Sul, o km 469 da BR 116 está em meia pista em função do aumento do nível das águas do Arroio Passo do Pinto. Durante toda madrugada, equipes da concessionária Ecosul monitoraram o local. Assim que as águas baixarem, será avaliado se houve danos estruturais no desvio, para posterior liberação do tráfego. Já em Santiago, no Centro, o km 264 da RSC 377 está em meia pista devido à queda de postes de luz no local, causada pelo vendaval. 

Primeiros temporais

     Os primeiros temporais da primavera atingiram o Estado já nessa sexta-feira. O avanço de uma frente fria do Uruguai formou nuvens muito carregadas, que provocaram granizo em Hulha Negra e Arroio Grande. Em Livramento, choveu forte e o dia virou noite ao entardecer.
     Altos volumes de chuva foram observados em quase toda a Campanha. Até o começo da noite, o acumulado era de 71 milímetros em Dom Pedrito. Com a atuação da frente fria estabeleceu-se enorme diferença de temperatura entre o Sul e o Norte do Estado. Enquanto Canguçu registrava 11ºC, Iraí chegou a ter 35,6ºC.

Fonte: Correio do Povo, Com informações dos repórteres Otto Tesche, do Correio do Povo, e Tatiane de Souza, da Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário