domingo, 12 de junho de 2011

Município promove Seminário para discutir enfrentamento às drogas e à gravidez precoce



Soldado Luis, do Proerd, destacou a participação do programa realizado em Livramento
Maurício Munhoz/Divulgação

SANTANA DO LIVRAMENTO


     O 2º Regimento de Polícia Montada-RPMon e Prefeitura Municipal de Livramento realizaram, esta semana, o 1º Seminário "Vivendo a Adolescência de Forma Consciente", com o objetivo de buscar soluções para o enfrentamento de situações cotidianas, como prevenção ao uso de drogas e à gravidez na adolescência.
     O evento foi realizado no auditório do Regimento, na manhã de quarta-feira (08) e contou com grande público, entre professores, alunos, militares e comunidade em geral.
     O evento foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, em que, através de parceria criada entre a Secretaria de Educação e Brigada Militar, visou agregar também programas de enfrentamento ao uso do Crack e outras drogas.
     Durante o seminário, o prefeito Wainer Machado, juntamente com a secretária de Educação, Cristina de Leon, assim como o major da Brigada Militar, Marcelo Gayer Barbosa, participaram da abertura do seminário expondo a preocupação e a necessidade de uma ação concentrada a respeito do tema.
     Uma das temáticas do seminário foi fazer com que jovens percebam a realidade, questionem, e busquem soluções para os problemas enfrentados em situações cotidianas, quando os participantes destacaram que é justamente na adolescência em que ocorrem as transformações e a definição da personalidade, para garantir escolhas certas orientação é fundamental. 
     No encontro, palestras, maquetes e depoimentos foram usados para esclarecer dúvidas. O seminário faz parte do programa municipal de enfrentamento ao uso do crack e de outras drogas e receber informações, principalmente na faixa de idade de crianças e adolescentes, é importante para conscientizar sobre o perigo de consumi-las. A gravidez na adolescência é outra preocupação e também fez parte da conversa. Segundo um levantamento dos obstetras da cidade, de cada três partos, dois são de adolescentes. Uma realidade que pode mudar com mais diálogo dentro de casa.
     Na oportunidade também foram apresentados os indicativos referentes ao Proerd-Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, em âmbito local desde o ano de 2000, quando o programa foi implantado a nível municipal, bem como, a metodologia como se transcorrem as atividades, os pontos chaves, além de informações referentes ao encontro, através da patrulha escolar. Importante ressaltar que o seminário foi realizado pela Prefeitura em parceira com a Brigada Militar.

Fonte: Jornal A Platéia

Nenhum comentário:

Postar um comentário