domingo, 5 de junho de 2011

Grêmio vence Bahia com tranquilidade por 2 a 0



Junior Viçosa fez os gols que encerraram período de dois meses sem ganhar no Olímpico.
Foto: Pedro Revillion
Tudo está em seu lugar. Depois de dois meses, o Grêmio se reencontrou com a vitória no estádio Olímpico. A vítima foi o Bahia, facilmente batido na tarde deste domingo por 2 a 0. Os dois gols da partida foram marcados por Junior Viçosa. Com o resultado, o time de Renato Portaluppi já aparece na quinta posição do Campeonato Brasileiro, antes do fechamento da rodada. O próximo compromisso do clube gaúcho será diante do São Paulo, no estádio do Morumbi.

Time reserva não foi problema
    
Grêmio e Bahia começaram realizando um confronto equilibrado no Olímpico. Com muitos reservas, uma certa dificuldade gremista em construir o resultado positivo seria esperada, mas não foi o que aconteceu. Os visitantes, que vieram com uma boa proposta de jogo, marcaram sob pressão a saída de bola do time gaúcho, mas aos poucos os comandados de Renato Portaluppi encontraram os espaços necessários para agredir o adversário. 
     Aos seis minutos, a iniciativa do Bahia caiu por terra. No lugar de Gabriel, Mario Fernandes foi acionado na direita após um tabelamento no meio-campo. O lateral cruzou para área e Junior Viçosa, de cabeça, abriu o placar para o Grêmio. A vantagem no placar deu ao time da casa tranquilidade para avançar suas peças sobre o terreno adversário. 
     A partir daí, quem marcava forte era o Tricolor gaúcho, e as jogadas do time baiano morriam longe da área gremista. Aos nove, o time de Renato voltou a assustar. Após cobrança de falta, Neuton se antecipou à zaga e cabeceou forte. A bola foi no travessão. 
     A primeira e única grande jogada do Bahia no primeiro tempo surgiu com Jobson, aos 10 minutos. O atacante recebeu a bola na direita e driblou Neuton com facilidade. De esquerda, Jobson bateu rasteiro e Marcelo Grohe salvou o Grêmio do empate. Com o passar do primeiro tempo, ficava mais evidente a supremacia gremista sobre o time baiano. Fábio Rochemback se destacava pela facilidade nos desarmes e Fernando era o auxiliar perfeito do capitão tricolor. 
     Investindo nas jogadas individuais, o Bahia não conseguia assustar a defesa gremista. Saimon e Rafael Marques não tiveram trabalho com Souza e Jobson no restante da primeira etapa. Aos 31, no entanto, houve um descuido na zaga gremista. Marcone recebeu a bola na direita e cruzou para área. Souza, desmarcado, cabeceou e Marcelo Grohe agarrou facilmente a bola. 
     O jogo estava fácil e o Grêmio tinha plenas condições de ampliar. O que aconteceu aos 32. Lins tabelou com Escudero na esquerda e coube ao atacante servir o colega Junior Viçosa dentro da área. O centroavante marcou o segundo dele e do Tricolor no estádio Olímpico para encaminhar uma boa vitória diante do Bahia. 

Administração para a vitória
     Em desvantagem no placar, quem começou bem o segundo tempo foi o Bahia. Mesmo sem modificações, o time de Renê Simões começou a marcar forte no campo de ataque e teve três escanteios em sequência. Apesar disso, nenhuma das cobranças foi bem aproveitada. Aos 17 minutos, após cobrança de falta, Ávine colocou a bola na trave do goleiro Marcelo Grohe e o Grêmio escapou de tomar o primeiro gol. 
     Apesar de ter ajudado na construção do segundo gol do Grêmio, Lins foi sacado pelo técnico Renato Portaluppi. O atacante Leandro, recuperado de lesão muscular, entrou na partida para dar mais velocidade ao ataque gremista. Com a jovem revelação em campo, o Tricolor abraçou de vez a ideia de explorar apenas os contra-ataques contra o Bahia. 
     Com o passar do tempo, o time baiano ficava mais com a posse de bola. Apesar disso, não sabia traduzir essa condição em jogadas de ataque. Jobson e Ávine eram os destaques do lado baiano, mas não conseguiram levar a equipe ao primeiro gol.
    
A partida estava sob controle e o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, se deu ao luxo de promover a estreia de Marquinhos com a camiseta do Grêmio. Em campo, o novo reforço apenas distribuiu passes e teve uma participação discreta na segunda metade da etapa complementar. Gabriel, recuperado de lesão, também entrou e deu a sua parcela de contribuição para a primeira vitória gremista no estádio Olímpico no Campeonato Brasileiro.  

Fonte: Luiz Felipe Mello / Correio do Povo




Nenhum comentário:

Postar um comentário