terça-feira, 6 de agosto de 2013

Primeira fase do Mais Médicos atende 3,5% da demanda no RS

Estado havia pedido 1.323 profissionais, mas só vai receber 47


Depois de pedir 1.323 médicos, o Rio Grande do Sul vai receber só 47 por meio da primeira etapa do programa Mais Médicos, do governo federal. A quantia equivale a 3,5% da demanda. O anúncio detalhado por região foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, em Brasília. Na Bahia, que havia pedido número semelhante ao Rio Grande do Sul – 1.382 médicos – serão 85 contratados profissionais. 

O número de inscrições preliminares chegou a 16.530, mas centenas delas continham irregularidades e, em outros casos, o médico e o Ministério não chegaram a um acordo sobre o local a ser atendido. Os 938 selecionados equivalem, em nível nacional, a 6% da demanda dos municípios, que apontaram a necessidade de 15.460 médicos.

Na semana passada, o Ministério previa contratar pelo menos 1.753 médicos para 626 municípios. A estimativa era enviar 107 deles só para o Rio Grande do Sul, em 35 cidades. Ao todo, 346 municípios gaúchos pediram médicos. "Mas eles não estão dispostos a atender a população nas periferias e nas regiões mais carentes", disse o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, que preside a Frente Nacional de Prefeitos. Para ele, houve “fraude” nas inscrições. “Mais de 14 mil médicos fraudaram a inscrição”, disse. “O que imperou foi o sentido corporativista das entidades.”

Mais de 6 mil inscritos deixaram o número do registro profissional em branco. Outros 171 colocaram traços ou zeros nos espaços e muitos colocaram números inconsistentes.

Perfil dos médicos

Quase 50% dos médicos inscritos concluíram a graduação entre 2011 e 2013. Mais de 70% dos profissionais se formaram nos últimos dez anos. Os profissionais começam a trabalhar em setembro. Ao todo, 51% dos profissionais vão atender em periferias de capitais e de regiões metropolitanas. Os demais vão atuar em municípios do interior de alta vulnerabilidade social.

Pouco mais de 47% dos profissionais têm entre 23 e 30 anos, 25,48% estão na faixa de 31 a 40 anos. Médicos com mais de 41 anos somam 27,24% dos inscritos. Os homens somam pouco mais de 58% dos médicos inscritos.

Estrangeiros

Na segunda etapa do programa, a partir desta terça-feira, os médicos que se formaram no exterior e finalizaram o cadastro no programa poderão selecionar os municípios com vagas não ocupadas por brasileiros. Na sexta, o Ministério da Saúde publica a lista das localidades que receberão médicos estrangeiros.

Confira a lista das cidades gaúchas e número de médicos:

Aceguá - 1
Arroio do Sal - 1
Bagé - 2
Bento Gonçalves - 2
Canoas - 3
Capão da Canoa 1
Capão do Leão - 2
Dois Irmãos - 2
Garruchos - 1
Itaqui - 1
Ivoti -1
Jaguarão - 1
Pelotas - 7
Porto Alegre - 11
Redentora - 1
Rio Grande - 2
Santana do Livramento - 1
São Borja - 1
Tiradentes do Sul - 1
Torres - 1
Uruguaiana - 3
Viamão -1


Fonte: Rádio Guaíba e Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário