quinta-feira, 15 de agosto de 2013

'Não se vê mais isso', diz idosa que teve carteira com R$ 1,5 mil devolvida

Irmãos encontraram dinheiro na rua e entregaram na escola.
Fato ocorreu na segunda (12) em Porto Alegre e emocionou aposentada.

Evanir, de 74 anos, se emociona com ato honesto de dois irmãos em Porto Alegre (Foto: Lauro Alves/ Agência RBS)
   Evanir, de 74 anos, se emociona com ato de dois irmãos em Porto Alegre (Foto: Lauro Alves/ Agência RBS)

Na companhia dos canários que cria em casa, na Rua João Dallegrave, Zona Leste de Porto Alegre, a aposentada de 74 anos, Evanir Azambuja Vieira, se emociona ao lembrar do ato de Oséias e Lucas, de 13 e 12 anos. Os dois irmãos encontraram sua carteira com R$ 1,5 mil perdida em uma praça próxima à Escola de Ensino Fundamental Professora Ana Íris do Amaral na segunda-feira (12). Sem hesitar, entregaram para uma professora que devolveu à dona.

“Nem os grandes fazem, imagina os pequenos. Foi um ato muito bonito. Hoje em dia não se vê mais isso”, falou sobre a atitude da dupla ao G1.

De origem humilde, os irmãos caminham nas ruas do bairro Protásio Alves todos os dias, assim como Evanir. A mulher, no entanto, nem sabia da existência da escola, que fica a poucas quadras da sua casa. “Fica a duas quadras daqui, mas nem sabia que tinha um colégio ali. Ontem (quarta-feira) fui lá agradecer”, contou.

EMEF Profª Ana Íris do Amaral, em Porto Alegre (Foto: Divulgação)
   EMEF Profª Ana Íris do Amaral, em Porto Alegre
   (Foto: Divulgação)

O dinheiro que carregava no bolso do casaco, que a esquenta do forte frio do Rio Grande do Sul, é tudo que tem para as contas do mês. Naquela manhã, voltava do posto de saúde quando perdeu a carteira, que também guardava várias moedas e seus documentos. “Nem tinha percebido. Fui ver depois quando fui procurar dinheiro, mas logo me ligaram”, relembra Evanir.

Assim que recebeu o objeto dos jovens, a vice-diretora Evelise Antonello procurou por algum contato do proprietário. Na mesma hora, fez contato com a aposentada e devolveu seus pertences. Evelise conta que Evanir chorou ao receber o dinheiro e os documentos de volta. “Achamos um telefone de contato junto com alguns papéis e ligamos para essa senhora que foi até a escola. Ela nem havia percebido que havia perdido a carteira e se emocionou quando recebeu tudo certinho”, relata a vice-diretora, orgulhosa da atitude dos meninos.

Sem filhos, Evanir mora sozinha, mas garante que se tivesse netos gostaria que fossem parecidos com Oséias e Lucas. “É uma ação digna de uma pessoa honesta”, completa a aposentada, agradecida.

Fonte: Luiza Carneiro | Do G1 RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário