domingo, 4 de agosto de 2013

Grêmio e Inter empatam o primeiro Gre-Nal da Arena

Com três expulsões, clássico terminou em 1 a 1 pela 11ª rodada do Brasileirão

   Grêmio e Inter ficaram no empate no primeiro clássico da Arena
   Crédito: Lucas Uebel / Grêmio Oficial / CP

O equilíbrio entre a dupla Gre-Nal prevaleceu no primeiro clássico da Arena. O Grêmio saiu na frente, mas o Inter empatou em seguida, na tarde deste domingo, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O 1 a 1 do primeiro tempo permaneceu até o final da partida. No segundo tempo, dois jogadores do Colorado foram expulsos e, nos acréscimos, o Tricolor perdeu um atleta – Werley recebeu o vermelho.

Com o resultado, o Grêmio está momentaneamente em oitavo lugar, com 16 pontos. O Colorado ocupa a quarta posição, com 19. Agora, o Tricolor encara o Coritiba nesta quinta-feira, às 21h, novamente na Arena. Já o time vermelho recebe o Atlético-PR no próximo domingo, dia 11, às 18h30min, no estádio do Vale.

Pressão gremista no início

Empurrado pela torcida, o Grêmio assumiu a responsabilidade e tomou a iniciativa no jogo, apesar do esquema com três zagueiros. O time da casa teve mais volume de jogo, ao preencher o meio-campo e investir suas principais jogadas pelas laterais. Alex Telles, pela esquerda, surgia para apoiar o setor ofensivo a todo momento. O Inter encontrou maior dificuldade para vencer a marcação no meio e priorizou os lançamentos para a dupla Forlán e Leandro Damião.

Mais empolgado no jogo, o Tricolor conseguiu uma boa falta já no primeiro minuto da partida. Elano cobrou rasteira e facilitou o trabalho da zaga adversário. O Colorado respondeu na sequência, quando Damião avançou pela direita, disputou com dois zagueiros e conseguiu o primeiro escanteio do duelo, cuja cobrança foi afastada de cabeça por Barcos. 

A primeira finalização ocorreu aos seis, no lado do Grêmio. Elano levantou a pelota na entrada da área, onde estava Riveros para cabecear. Mas foi para fora. O volante tricolor perdeu outra chance em seguida. Aos 10, Kleber dominou na área e ajeitou para Riveros, que vinha de trás, concluir. Novamente, o tiro saiu longe do gol. 

A pressão gremista continuou nos minutos seguinte. Aos 12, Barcos levou vantagem dentro da área e conseguiu aparar de cabeça o cruzamento. A bola foi no canto e Muriel segurou com firmeza. No minuto posterior, D'Alessandro tentou o lançamento do campo de defesa para Damião. Dida saiu rápido da meta e pegou a bola. 

Gol de pênalti e empate em seguida

E o primeiro gol de um Gre-Nal na Arena foi de pênalti, de Barcos. Aos 18 minutos, Kleber fez boa jogada na esquerda e sofreu falta de Willians na entrada da área. O Pirata pediu para bater e colocou a bola no canto. Muriel pulou para o mesmo lado, mas não alcançou. 

O gol gremista acordou os colorados. O time vermelho foi para cima e conseguiu o empate dois minutos após o gol. Willians ganhou de Adriano no meio e cruzou no segundo poste, onde Damião estava sozinho, na pequena área, para marcar o gol. Cinco minutos depois, D'Ale bateu falta fechada e o camisa 1 gremista defendeu.

O Grêmio se recompôs e voltou a repetir a pressão inicial depois da marca dos 30 minutos. A principal jogada acontecia com Alex Telles. Numa delas, ele tabelou com Elano e chutou alto, por cima do gol. Depois, cruzou no segundo pau, mas Muriel saiu da meta para pegar a bola. 

O Inter arrancou uma boa falta aos 35, no canto direito da área. D'Ale cobrou forte no meio e Dida encaixou a bola. Como o camisa 10 colorado fazia suas jogadas em cima de Adriano, já com amarelo, Renato decidiu tirar o volante e colocar Ramiro. 

No final do primeiro tempo, Barcos venceu a disputa com o zagueiro Ronaldo Alves, no contragolpe, e tocou rápido para Kleber, que chutou cruzado, para fora.

Inter muda e segundo tempo fica truncado

O segundo tempo foi o oposto dos 45 minutos iniciais. Dunga mexeu no time no intervalo. sacou Ednei e colocou Fabrício. Assim, o treinador colorado improvisou Jorge Henrique na lateral-direta, segurando as saídas de Alex Telles e Fabrício foi para o meio-campo, caindo no lado esquerdo. 

O clássico ficou truncado e cheio de faltas no meio. O Inter equilibrou a disputa do confronto e as chances de gol diminuíram. Na primeira oportunidade, Alex Telles cobrou falta, tirada de soco por Muriel. 

Em seguida, Elano desperdiçou uma chance clara de gol. Aos 11, Ramiro levantou no segundo pau, onde o camisa 7 estava sozinho. De cara para o gol, o meia cabeceou torto, para fora. Aos 17, o Inter respondeu com D'Alessandro. O atacante Forlán cobrou escanteio para o camisa 10, que arriscou o chute da direita. Mas passou longe da meta. 

Jorge Henrique salvou o Inter aos 29, na área. O uruguaio Maxi Rodríguez tocou bonito para Barcos. O pirata cruzou na medida para Kleber, na marca do pênalti, e o meia colorado interceptou na hora certa, evitando o gol. Só que quatro minutos depois, Jorge Henrique perdeu na velocidade e teve que dar um carrinho em Barcos por trás e recebeu o segundo amarelo. Os colorados reclamaram muito da expulsão. 

Na cobrança de falta, Alex Telles chutou em cima da barreira. Apesar da vantagem numérica, o Grêmio teve dificuldade para criar no ataque. E aos 35, Scocco recebeu a bola na frente, fez boa jogada e chutou com efeito, perto do gol. 

Fabrício ainda foi expulso aos 47 minutos, por uma cotovelada em cima de Ramiro. Logo depois, Werley fez uma falta dura no meio-campo e recebeu o cartão vermelho. A confusão tomou conta e nenhum dos times teve mais oportunidade de gol.

Brasileirão 11ª rodada

Grêmio 1 
Dida; Werley, Bressan, Rhodolfo; Pará, Adriano (Ramiro), Riveros (Paulinho), Elano (Maxi Rodríguez) e Alex Telles; Kleber e Barcos. Técnico: Renato Portaluppi.

Inter 1
Muriel; Ednei, Ronaldo Alves, Juan e Kleber; Willians, Josimar, Jorge Henrique e D'Alessandro; Forlán (Scocco) e Damião. Técnico: Dunga. 

Gols: Barcos (18min/1ºT); Damião (20min/1ºT).
Cartões amarelos: Adriano, Bressan, Rhodolfo (G); Jorge Henrique, Willians, Josimar, D'Alessandro (I).
Cartões vermelhos: Jorge Henrique e Fabrício (I).

Público: 40.054.
Renda: R$ 1,926 milhão

Árbitro: Fabrício Neves Corrêa.
Local: Arena.

Fonte: Laion Espíndula / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário