sábado, 31 de agosto de 2013

Porto Alegre: Rompimento do dique "É a maior tragédia depois da enchente de 1941", diz Defesa Civil

Rompimento de dique atingiu 700 casas no bairro Sarandi, em Porto Alegre

   Rompimento de dique atingiu 700 casas no bairro Sarandi
   Crédito: Tarsila Pereira

O rompimento do dique que represa o rio Gravataí, na madrugada deste sábado, atingiu cerca de 700 casas no bairro Sarandi, segundo o secretário de Defesa Civil de Porto Alegre, Ernesto Teixeira. "É a maior tragédia de derramamento de água (em Porto Alegre) depois da grande enchente de 1941", avaliou Teixeira. 

• Veja imagens do alagamento em Porto Alegre

Já para a MetSul Meteorologia, pode ter sido o caso mais grave de alagamento por colapso de drenagem na Capital desde a enchente de setembro de 1967, que teve proporções muito maiores do que a atual. Na época, a mesma área alagada ficou debaixo d’ água. O Guaíba invadiu a região que hoje pertence ao Centro Administrativo e ao Fórum Central e dezenas de bairros ficaram sem luz e o abastecimento de água foi interrompido para mais de 100 mil pessoas. 

O trecho fissurado passa por reconstrução com areia e brita. De acordo com o secretário da Defesa Civil, a água ainda está subindo, porque o dique ainda não foi totalmente recuperado. Funcionários da prefeitura trabalham no local desde a 1h.

Os moradores atingidos foram removidos para Escola Municipal Liberato Vieira da Cunha. A prefeitura providenciou alimentação para cerca de mil pessoas afetadas pelo rompimento. De acordo com a prefeitura, não há registro de feridos.

Segundo a prefeitura, as causas do rompimento estão sendo apuradas. Como medida de segurança, foi interrompida a transmissão de energia elétrica na região durante a noite e o início da manhã, mas o fornecimento já foi normalizado. 

Fonte: Agência Brasil
Correio do Povo
Atualizado em 31/08/2013 16:26

Nenhum comentário:

Postar um comentário