sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Chácara que abriga animais é investigada em Caxias do Sul

Ministério Público recebeu denúncias de que cães e gatos da ONG Apas estariam sofrendo maus-tratos

Chácara que abriga animais é investigada em Caxias do Sul Juan Barbosa/Agencia RBS
Chácara não teria condições de abrigar os animais, conforme promotoraFoto: Juan Barbosa / Agencia RBS

A situação em que se encontram os animais na chácara da ONG Associação Caxiense de Proteção aos Animais São Francisco (Apas), presidida pelo vereador Flávio Dias (PTB), é investigada pelo Ministério Público em Caxias do Sul. Após denúncias de maus-tratos, a promotora de Justiça Janaina De Carli dos Santos vistoriou o lugar na segunda-feira, no Loteamento Jardim Embaixador, e constatou problemas.

— O local não apresenta boas condições para a manutenção daqueles animais. É úmido, não bate sol. A gente verificou falta de higiene e que muitos animais não estavam, ao menos ao que parecia, tendo alimentação adequada. Havia muitos potes vazios. A água nos potes tinha aspecto ruim, havia limo — comentou a promotora. 

No blog 4patas, a indignação da jornalista Carolina Klóss: cachorro não come só uma vez por dia. Não, não come! http://wp.clicrbs.com.br/4patas/2013/08/16/cachorro-nao-come-so-uma-vez-por-dia-nao-nao-come/

O crime de maus-tratos contra os animais significa qualquer abuso, como a falta de condições de um lugar. Janaina observou também a existência de casinhas em condições ruins. A chácara abriga cerca de 400 animais. 

A promotora ainda está analisando qual procedimento adotará e se será necessário ouvir mais pessoas. Segundo ela, é possível que seja ajuizada ação judicial na vara cível para que Dias não recolha mais animais e que melhore as condições sanitárias e de alimentação. Além disso, também é estudada uma ação penal por crime de maus-tratos. 

O vereador tem ainda outro problema a resolver: os cães e gatos da ONG estão em área de bacia de captação de água do Complexo Dal Bó, no Loteamento Jardim Embaixador. Ainda em 2011, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) confirmou o risco de contaminação de água. No ano passado, a prefeitura cogitou transferir os bichos da Apas para terreno em Vila Seca. O município pagaria R$ 270 mil por 6,5 hectares. A atual gestão, no entanto, descartou a possibilidade.

Antes, os bichos também ocupavam uma área indevida, no bairro Parque Oásis, em bacia de captação da Barragem Maestra.

Contraponto:

O que diz o presidente da Apas, Flávio Dias: 
"É normal um local ser úmido em Caxias do Sul. Acho até incoerência dizer que Caxias não é úmido, até dentro de casa é úmido. Como que no mato não vai ser? Acha que cachorro come 24 horas? Cachorro come uma vez por dia só. Onde é que já se viu comer mais que uma vez. Pessoas que não conhecem cachorro é que acham que eles têm que comer mais que uma vez por dia. Dou ração e comida. Às vezes de manhã, às vezes de tarde. De animais eu entendo. Eu me criei com cachorro. Falta experiência para a promotora. Se chove, bate a água no chão forte e vai respingar barro nos potes. Falta saber a parte prática. Não é verdade que as casinhas estão em péssimas condições. Estão boas, são novas. Maus-tratos todos os cachorros estão sofrendo em Caxias então. Vão nos pátios para ver se não tem maus-tratos. É perseguição. Meus cachorros estão gordos, pode levar um veterinário lá para ver. Estão bem cuidados. É mentira que eu medico animais. Temos uma veterinária, que vai uma vez por semana lá, é o suficiente. Até dezembro vamos nos mudar dali. Estou vendo uma área. Vai ser por minha conta".

Fonte: Silvana de Castro | PIONEIRO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário