sábado, 29 de junho de 2013

Ônibus devem circular normalmente na segunda-feira em Porto Alegre

Movimento na internet convida a população para parar o Brasil em 1º de julho

(Bruno Alencastro/Agencia RBS)
   (Bruno Alencastro/Agencia RBS)


As entidades que representam trabalhadores e empresas de ônibus afirmaram na tarde desta sexta-feira que não haverá qualquer paralisação na próxima segunda-feira em Porto Alegre.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre, Julio Pires, disse que líderes da categoria estiveram reunidos, mas que a decisão é seguir a orientação das centrais sindicais — que afirmaram não convocar a greve. Há uma paralisação prevista para o dia 11.

— Vamos aderir ao que o movimento nacional decidir — disse Pires.

Ênio Reis, diretor da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), diz que em nenhum momento foi cogitada por parte das empresas a paralisação.

— As tabelas com os horários dos ônibus e as escalas de serviço estão todas prontas para o final de semana, segunda-feira e todo o início da semana. Não vamos paralisar. Somos contra a greve. Vamos trabalhar dia 1° e dia 11 também queremos trabalhar

Por parte da Carris e do sindicato que representa os servidores, os coletivos da empresa pública devem circular normalmente.

As principais instituições de ensino confirmam atividades normais na próxima segunda-feira. As centrais sindicais gaúchas também descartaram a realização de greve.

A informação de uma possível paralisação de todas as atividades em todo o país circula nas redes sociais com alto número de adesões, mas os principais sindicatos gaúchos disseram que a greve geral será convocada no dia 11 de julho. Neste dia, praticamente todas as categorias devem aderir ao movimento.

Educação

O Sinepe/RS, sindicato do Ensino Privado, informou em nota que a orientação é de que as instituições de ensino mantenham suas atividades normais na segunda-feira. "Porém, pedimos que as instituições fiquem atentas a ações que possam dificultar o deslocamento de funcionários, professores e alunos ou que coloquem em risco a comunidade escolar. Considerando esses fatores, a avaliação e decisão deve ficar a cargo de cada instituição", disse o comunicado.

A Secretaria Estadual de Educação orienta so diretores das escolas públicas estaduais de que o trabalho ocorra normalmente. Em nota, a Seduc informou que "não há nenhuma organização do sindicato ou das Centrais Sindicais chamando greve. Portanto, uma chamada de Facebook não tem legitimidade para paralisar atividades".

A coordenadora-geral da ASSUFRGS, que é a associação dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Bernadete Menezes, informou que na terça-feira haverá assembleia para decidir se haverá adesão à greve do dia 11, mas garantiu que já há indicativo de participação.

— A segunda-feira é chamada pela sociedade, no Facebook. É da gurizada. A greve das fábricas, centrais sindicais é dia 11 de julho. Acho que muita gente nova deve participar da paralisação de segunda, mas é mais o movimento estudantil. Apoiamos a sociedade e damos autonomia ao movimento estudantil. Vamos apoiá-lo. Não queremos atropelar ninguém pelo contrário queremos mudar o Brasil — disse Bernadete.

Serviços públicos

A Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do Rio Grande do Sul (FESSERGS) informou que apoia informalmente o movimento marcado para segunda-feira, mas que só deve convocar os servidores para a greve no ato programado para o dia 11 de julho.

Transporte

Na tarde desta sexta-feira, haverá uma reunião entre as lideranças de empresas particulares e Carris para discutir uma possível paralisação na segunda dos coletivos no dia 1°. Segundo André Prates, presidente da Comissão dos Funcionários da Carris, não é a intenção da Carris aderir nesta segunda-feira, mas estas questões ainda estão sendo definidas. 

Lojas

Por parte do Sindilojas também não havia nenhuma orientação para o fechamento do comércio até o final da manhã.

Saúde

O Simers, Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, diz que será realizada uma passeata dos médicos na próxima quarta-feira, marcada para as 17h, no centro de Porto Alegre.

Em galeria de fotos, veja mais imagens da manifestação em Porto Alegre: 



Fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário