quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sob aplausos, Papa deixa o Vaticano

Após renúncia, Bento XVI passará dois meses em Castel Gandolfo
   Papa deixou o Vaticano de helicóptero com destino a Castel Gandolfo
   Crédito: Alberto Pizzoli / AFP / CP


     Sob aplausos dos fiéis, o Papa Bento XVI deixou o Vaticano por volta das 13h (horário de Brasília) desta quinta-feira. Ele seguiu de helicóptero até a residência de verão de Castel Gandolfo, localizada a cerca de 30 quilômetros de Roma, onde passará dois meses. A partir desse momento, começa o chamado período de sede vacante (sem Papa).

• Leia mais notícias sobre o Papa 


     Em sua última mensagem no Twitter, o Papa agradeceu pelo amor e apoio de seus fiéis. "Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida", escreveu no seu perfil no Twitter (@Pontifex em inglês ou @Pontifex_pt em português), minutos antes de deixar o Vaticano.

     Mais cedo, o Papa se reuniu com os cardeais e ofereceu ao futuro Papa sua "incondicional obediência". "A partir de hoje prometo ao futuro Papa minha incondicional reverência e obediência", declarou Bento XVI. 

     Bento XVI foi um dos cardeais mais velhos eleito Papa e assumiu o pontificado em 19 de abril de 2005, sucedendo a João Paulo II, que esteve no comando da Igreja Católica Apostólica Romana por 31 anos. No dia 11 de fevereiro, o Papa surpreendeu o mundo com a notícia da renúncia. O cargo vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido por cardeais em um conclave. Para poder participar da escolha do Papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos. 

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário