segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Temporal deixa feridos em Santa Maria e causa estragos em Livramento

Ventania arrancou estrutura de igreja e feriu ao menos 30 pessoas no bairro Camobi

   Em Livramento, vendaval derrubou árvores 
   Crédito: Daniel Badra / Especial CP

     A exemplo da semana passada, o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul nesse domingo deixou mais de 70 mil pontos sem luz em território gaúcho. A falta de energia elétrica, no entanto, não é o único problema de alguns municípios. Santa Maria, Santana do Livramento e Alegrete registraram destelhamentos, queda de galhos de árvores e até relatos de pessoas feridas em função da ventania combinada com a chuva. 

     No bairro Camobi, em Santa Maria, a Igreja Batista Nacional foi atingida em cheio pelo temporal. A força do vento arrancou as estruturas do local e deixou ao menos 30 pessoas feridas com escoriações. Uma menina de 13 anos sofreu perfuração no quadril, mas o caso mais grave é de Roselaine Ferreira, encaminhada às pressas ao Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. Elas e as outras vítimas foram atendidas por quatro ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).  

     Na cidade de Rosário do Sul, a força do vento destelhou sete residências e duas árvores caíram sobre a rede de energia elétrica. No município de São Pedro do Sul, um poste de energia elétrica tombou na VRS 805, no acesso à cidade de Toropi. Na BR 287, uma árvore caiu na rodovia e foi retirada pelo Corpo de Bombeiros. 

     De acordo com o relato do sargento do Corpo de Bombeiros Artur Rigue, o temporal foi generalizado em Santa Maria, derrubando postes, árvores e deixando alguns pontos da cidade sem luz. Segundo Rigue, em função dos destelhamentos a Defesa Civil já providenciou a distribuição de lonas e auxilia na remoção de galhos das ruas da cidade. "Temos ocorrências em diversos bairros. Estamos nos organizando em equipes para atender a todos", disse em entrevista ao site do Correio do Povo.

     Em Santana do Livramento, o cenário é muito semelhante, onde mais de dez casas foram destelhadas graças ao temporal que durou cerca de 15 minutos. Um dos bairros mais atingidos foi o Armour. Conforme o coordenador da Defesa Civil municipal, Ricardo Cordeiro, há árvores caídas por toda cidade. "Temos um relato de que uma pessoa em Rivera morreu em função disso", afirmou. 

     Tanto sargento Rigue como Cordeiro relataram que os ventos ultrapassaram a marca dos 100 km/h. O clima nesta segunda-feira, porém, é bom, com sol e altas temperaturas. 

Alegrete 

     Os fortes ventos causaram estragos no município de Alegrete, na fronteira Oeste do Estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o vendaval derrubou três árvores em terrenos particulares e quatro em via pública.

     Já a Defesa Civil do município afirmou que os ventos derrubaram postes e destelharam casas na cidade. A parte Leste do município foi a mais atingida. Pontos da cidade estão sem luz e cerca de 30% está sem água em função da falta de energia na estação de bombeamento.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário