segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SC: Bombeiros escutaram gritos do homem perdido mas ainda não conseguiram localizá-lo na Serra Dona Francisca

Buscas ao joinvilense vão continuar durante a noite e os bombeiros acreditam que a dificuldade no resgate se deve ao fato dele não permanecer parado
Bombeiros escutaram gritos do homem perdido mas ainda não conseguiram localizá-lo na Serra Dona Francisca Maiara Bersch/Agencia RBS
Base improvisada foi montada pelos bombeiros na SC-301, onde as equipes de busca trocam informaçõesFoto: Maiara Bersch / Agencia RBS

     O motorista joinvilense Joel Candido Espíndola, de 42 anos, continua perdido no Castelo dos Bugres, na Serra Dona Francisca, em Joinville. No domingo, quando tentava voltar de uma caminhada, percebeu que estava perdido e entrou em contato com a esposa, que acionou o resgate. Até o início da noite desta segunda-feira, ele ainda não havia sido encontrado.   

     A chuva e a neblina fizeram com que o homem se perdesse — e dificulta o trabalho de resgate. Por sorte, Joel conseguiu sinal no celular e a primeira equipe de resgate, formada por quatro pessoas dos Bombeiros Militares de Campo Alegre e São Bento do Sul, entraram na mata já na noite de domingo. Na manhã de segunda-feira, outras três reforçaram as buscas.  

GALERIA DE FOTOS: veja mais imagens da movimentação para resgatar Joel

     No final da tarde a equipe que passou a noite na mata retornou à base montada em uma borracharia, às margens da SC-301. Os quatro bombeiros estavam bem cansados depois de percorrer aproximadamente 20 quilômetros mata adentro. Eles realizaram buscas até o Morro do Pelado. O soldado Gilson Staidel conta que ouviu os gritos de um homem, a equipe tentou se comunicar com ele, porém não conseguiu localizá-lo.   

     De acordo com o tenente José Ananias Carneiro, dos Bombeiros Militares, uma das dificuldades do resgate foi convencer Joel a permanecer em um único lugar, esperando o resgate. A movimentação dele, na tentativa de encontrar o caminho de volta, pode ter dificultado as buscas. Os bombeiros permanecem em contato com a vítima por telefone.  

     Os bombeiros calculam que a área total da mata seja de aproximadamente 2 milhões de m². Porém, as buscas se concentram em um raio de 24 km2, onde estão localizadas as trilhas. No final da tarde, novas equipes chegaram para colaborar com as buscas, entre elas estava o Grupo de Resgate em Montanha de Joinville e a Polícia Militar Ambiental de Joinville. Equipe de cães dos bombeiros de Rio do Sul também devem passar a colaborar, a partir de terça.  


     Com apoio de equipamentos de GPS as equipes demarcam as áreas percorridas. Uma autorização judicial também já permitiu a quebra de sigilo do celular de Joel, com o intuito de localizá-lo pelo aparelho celular.

Fonte: A NOTÍCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário