terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cerca de 55 mil pontos seguem sem luz após temporais no RS

Desabastecimento prejudica fornecimento de água em São Leopoldo

   Sobem para 67 mil os pontos sem luz após temporais no RS
   Crédito: Rodrigo Rodriguez/Jornal NH/CP

     A chuva forte acompanhada de rajadas de vento já deixa 55 mil pontos sem luz no Rio Grande do Sul. Na área de cobertura da AES Sul, o desabastecimento atinge 45 mil consumidores na Fronteira e nas regiões Central e Vales. Os municípios mais atingidos são Novo Hamburgo (23,1 mil), Montenegro (5,4 mil) e Lajeado (4,7 mil). A RGE registra cortes em 10 mil pontos nos municípios de Gravataí, na região Metropolitana, e Taquara, no Vale do Paranhana. A CEEE ainda não teve nenhum problema comunicado em razão da chuva.

     Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, onde a ventania chegou a 80km/h e destelhou cerca de 50 casas, cerca de mil propriedades estão sem energia elétrica. Conforme o órgão, árvores caíram nas ruas e sobre as residências, no entanto não há feridos ou pessoas fora de casa.

     Centenas de metros de lona preta foram distribuídas às famílias atingidas. Os estragos se concentram no bairro João Paulo II. A cidade ficou em sua maior parte às escuras, das 3h até as 8h e segue com falta de luz em pontos localizados. 

Falta de luz prejudica abastecimento de água em São Leopoldo


     O Serviço Municipal de Água e Esgoto de São Leopoldo (Semae) informou que a Elevatória de Água Bruta - Captação do rio do Sinos ficou sem energia elétrica, na tarde desta terça-feira, interrompendo o fornecimento de água nas duas estações de tratamento. Segundo o órgão municipal, as paradas no sistema devem afetar o abastecimento  em toda a cidade, por período ainda indefinido.

Estragos do temporal

     Em Sapiranga, a precipitação durou cerca de 45 minutos e provocou destelhamentos em diversas casas da localidade de Porto Palmeira, na periferia. A temperatura chegou a diminuir cerca de 10°C em várias cidades da região. 

     Além disso, dois transformadores queimaram no centro de Sapiranga, deixando boa parte da cidade sem luz. Conforme a assessoria da prefeitura, as rajadas de vento foram muito fortes, provavelmente superando os 80 km/h.

     Em Novo Hamburgo, a precipitação foi mais rápida, ainda que intensa. Os estragos foram pontuais, conforme o Corpo de Bombeiros. Uma árvore teve de ser escorada, sob ameaça de desabar em uma residência. Os galhos se espalharam nas ruas mas foram removidos logo depois.

Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário