quinta-feira, 30 de maio de 2019

Jogador do Sport Clube Gaúcho sofre injúria racial após partida pela segunda divisão do Campeonato Gaúcho

Um jogador da equipe visitante foi preso em flagrante por estar armado com uma pistola

Jogador do Sport Clube Gaúcho sofre injúria racial após partida pela segunda divisão do Campeonato Gaúcho
   Créditos: Leandro Vesoloski

Um jogador do Sport Clube Gaúcho sofreu injúrias raciais após a partida contra o Brasil de Farroupilha, disputada na tarde desta quarta-feira na Arena BSBios em Passo Fundo. O jogo era válido pela Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho.

Conforme registro policial, o atleta Erik Tobias do Vale Amado, teria sido chamado de “macaco” após um tumulto ocorrido ao final da partida. Erik relatou que o autor das ofensas raciais seria o atleta de camisa 5 do clube da Serra. O jogador foi identificado como sendo Gustavo Gomes Leal Cordova.

Tumulto e prisão de atleta

O tumulto relatado no boletim policial acabou com a prisão em flagrante de um jogador do Brasil de Farroupilha por porte ilegal de arma de fogo.

Em outro boletim de ocorrência que foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Passo Fundo dá conta de que ao final da partida houve uma briga generalizada entre as duas equipes, sendo que os seguranças do estádio separaram os atletas.

A polícia tomou conhecimento que um jogador da equipe visitante estaria armado com uma pistola dentro do vestiário. Todos os jogadores do Brasil de Farroupilha foram revistados sendo que em um baú, onde estavam as chuteiras, foi encontrado um carregador de pistola desmuniciado e 15 munições intactas.

O jogador Luiz Carlos Vieira Junior, de 36 anos, teria informado a BM que estaria armado, mostrando o local onde a pistola estava. O massagista do Brasil de Farroupilha teria entregue voluntariamente uma faca de aproximadamente 30 cm de lâmina que estava em sua posse.

Luiz Carlos Vieira Junior foi preso em flagrante e conduzido a DPPA onde precisou pagar fiança de R$1 mil para ser liberado.

Posição da Federação Gaúcha de Futebol

A reportagem da Rádio Uirapuru fez contato com o Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, que informou que trata-se de um caso de polícia.

Ao ser questionado sobre a posição da FGF sobre os episódios de injúria racial,  Noveletto respondeu que “A Federação Gaúcha de Futebol só faz tabela, o caso será encaminhado ao Tribunal de Justiça Desportiva.

Nota oficial do Sport Clube Gaúcho

A equipe do Sport Clube Gaúcho divulgou em suas redes sociais uma nota oficial repudiando o episódio de possíveis injúrias raciais.

A nota, que vem assinada pelo Presidente do Clube, Augusto Ghion Junior, diz, na íntegra:

“A centenária história do Sport Clube Gaúcho foi construída por jogadores e torcedores de todas as raças, baseada na disciplina e no amor ao esporte, e, por isso, lamenta e repudia veementemente os fatos ocorridos após o término da partida contra a equipe do Brasil de Farroupilha, na tarde de ontem.

Qualquer ato discriminatório, vexatório ou situações de palavras depreciativas relacionadas à cor ou raça, como o ocorrido com o atleta do Sport Clube Gaúcho após o término da partida são inadmissíveis e merecem a nossa reprovabilidade.

Em relação ao fato da apreensão de arma de fogo com o atleta da equipe do Brasil de Farroupilha, esperamos que o Poder Judiciário, a Federação Gaúcha de Futebol e o Tribunal de Justiça Desportiva atuem de forma severa, uma vez que não mais se pode admitir nos dias atuais qualquer forma de ameaça ou intimidação. Isto é inadmissível.

Por fim, o Sport Clube Gaúcho prestará total apoio ao atleta Erick, mantendo a sua posição de repúdio a qualquer manifestação de cunho preconceituoso, reafirmando a sua total confiança no Poder Judiciário, na Federação Gaúcha de Futebol e no Tribunal de Justiça Desportiva.”

Nota oficial do Brasil de Farroupilha

A equipe do Brasil de Farroupilha também divulgou em suas redes sociais uma nota oficial sobre o episódio de possíveis injúrias raciais.

A nota, que vem assinada pelo Presidente do Clube, Elenir Luiz Bonetto, diz: “Com relação as acusações de injúria racial reivindicada pelo atleta do S.C. Gaúcho, respeitamos, porém lamentamos e estranhamos que ela tenha sido atribuída a um atleta da nossa instituição poucos momentos após o também nosso atleta Darlan Noronha Lopes ter sido vitima de tal fato por parte de torcedores e de atletas do S.C. Gaúcho. Dessa forma podemos afirmar que desconhecemos tal acusação com relação a atitude de nosso atleta, mas mesmo assim não iremos medir esforços para apurar e contribuir com a resolução deste fato”.

A partida terminou com o resultado de 1 a 0 para o time da Serra.


Por Leandro Vesoloski
Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário