segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Governo estadual vai fiscalizar produção orgânica para evitar fraudes


   Créditos: Divulgação

A busca pela alimentação saudável segue crescente no Brasil e hoje os produtos orgânicos estão ganhando cada vez mais espaço nos supermercados e feiras. Este tipo de produto é mais caro e tem como bandeira a ausência de agrotóxicos na sua produção.

Mas, fraudes já foram detectadas e alimentos que seriam livres de produtos tóxicos, em análise, mostraram-se bem diferentes. Hoje para um produto ser considerado orgânico é preciso que tenha um selo especial, mediante inspeção da propriedade rural.

Em projeto-piloto, o Rio Grande do Sul deve começar no segundo semestre um programa de análise da produção orgânica. Inicialmente, a iniciativa encabeçada pelo Ministério da Agricultura, com apoio de instituições de extensão rural e de universidades, irá fazer avaliações de resíduos químicos em produtos de origem animal.

Para 2017, o programa será estendido para todo o país, incluindo também itens de origem vegetal em uma fiscalização também para os que possuem selos. Como a produtividade do orgânico custa mais caro e é menor, este tipo de alimento tem preço elevado na comparação com o tradicional.

A Nutricionista Jureci Machado afirma que este é o primeiro passo para garantir que o consumidor esteja de fato comprando um produto orgânico. Destacou que o uso de agrotóxicos comprovadamente pode causar diversos problemas de saúde. Lembrou que a fraude no selo de orgânicos é algo muito comum.

A nutricionista destacou anomalias sanguíneas, cânceres e problemas hormonais como efeitos dos agrotóxicos, algo que é minimizado no consumo de produtos orgânicos. Ainda conforme a profissional, o produto orgânico tem uma aparência diferente daquele que leva agrotóxicos, desenvolvendo-se menos, com algumas falhas e menos atrativo visualmente, mas o seu valor para o organismo é muito maior.

Frisou que é mais importante consumir uma verdura ou fruta de aspecto mais frágil, mas livre de agrotóxicos, do que uma fruta linda e viçosa, mas cheia de componentes químicos. Uma das dicas para saber se está diante de um alimento orgânico é justamente avaliar a apresentação visual do produto e sempre preferir pelos que levam o selo de qualidade.


Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário