sábado, 30 de janeiro de 2016

Atenção! Índice de infestação do Aedes Aegypti é de 5,3% em Santo Augusto




O povo brasileiro tem por cultura ser despreocupado, e os problemas devem ser resolvidos sempre pelos outros. É isso que está ocorrendo em relação ao mosquito Aedes Aegpty, porém, nesse caso, o “outro” também não está demonstrando preocupação. Resultado? Os índices de infestação aumentam diariamente nos municípios, e em Santo Augusto não é diferente. 

É o que mostra o Levantamento Rápido de Índices de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), divulgado nesta sexta-feira, 29, pelo Secretário Municipal de Saúde, Diordi Calgaro. 

Após trabalho de campo realizado pela equipe de agentes de endemias entre os dias 19 e 21 de janeiro, o LIRA demonstrou que o índice de infestação predial para o mosquito está em 5,3%, um resultado altíssimo, inclusive com alto risco para epidemia. Em novembro, o levantamento apontou índice de 3,6%, o que já era considerado alto, quando o tolerável é 1%. 

Isso ocorre mesmo após inúmeras tentativas de alertar a população, feitas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O mosquito, além da Dengue, transmite também a Febre Chikungunya e o Vírus Zika, que está associado à Microcefalia. 

No próximo dia 13 de fevereiro, um novo Dia D será organizado, desta vez a nível nacional. O Rio Grande do Sul receberá o apoio de 20 mil homens do exército, destes, uma frota virá à região noroeste, onde está concentrada a maior parte dos municípios com altos índices de infestação, entre eles estão: Campo Novo, Chiapeta, Palmeira das Missões, Panambi, Erval Seco e Três Passos. 

Segundo o Secretário Municipal da Saúde, há grandes chances de Santo Augusto receber este apoio. Desse modo, além do exército, estarão nas ruas servidores da Secretaria, como os agentes de saúde e os agentes epidemiológicos, o objetivo é vistoriar todas as residências.
Para ele, é imprescindível que a população tome consciência do seu papel para impedir a proliferação do mosquito, mantendo os terrenos limpos e sem água parada. 

O QUE É 
O Levantamento Rápido de Índices de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) é uma das atividades para a prevenção da dengue. É um levantamento amostral, ou seja, não há necessidade de todas as casas dos bairros serem visitadas. O resultado deste são índices de infestação predial e são divididos da seguinte forma:
•    inferiores a 1%: estão em condições satisfatórias;
•    de 1% a 3,9%: estão em situação de alerta;
•    superior a 4%: há risco de surto de dengue. 


Dpto. Jornalismo RQ
Postado por: Maira Kempf

Nenhum comentário:

Postar um comentário