terça-feira, 28 de julho de 2015

Memórias do futebol de Humaitá são destaque em conclusão de curso de estudante de jornalismo

Thomás Silvestre realiza uma ampla pesquisa, resgatando histórias e valorizando o futebol humaitense


O futebol causa paixão, histórias, lembranças. O futebol do interior possui características próprias, com ligações comunitárias, engajamento, união de forças.

Buscando resgatar memórias e reconstituir a história do futebol de seu município, o estudante de jornalismo da Unijuí, Thomás Silvestre, um apaixonado pelo futebol e pelas curiosidades e particularidades do futebol local, decidiu que seu trabalho de conclusão de curso seria desenvolvido a partir de um projeto experimental, com a formatação de um site, contendo reportagens, fotos e uma série em vídeo, com as memórias do futebol amador de Humaitá.

Sentindo a falta de fontes para consultar e estabelecer um projeto de pesquisa sobre o futebol do município, Thomás decidiu protagonizar esse trabalho de busca, organização, detalhamento e exposição da história desse esporte que é uma marca característica do Brasil e que também deixou suas marcas entre a comunidade humaitense. Surgiu então o site Camisa 10 – Craques da Comunidade.

“Se não existem registros do passado, como relatar essas histórias? Por esses motivos que resolvi começar pelas origens do futebol no município”, afirma Thomás.

De acordo com ele, a memória futebolística de Humaitá está praticamente toda na memória de pessoas que vivenciaram a fundação das equipes. “É como montar um quebra cabeças, você vai montando a história a partir dos relatos. Às vezes, é preciso ouvir três, quatro ou até cinco pessoas para conseguir elucidar uma história. Por isso também que apenas seis histórias de clubes foram contadas nesses seis meses de produção inicial”.

Thomás confirma que, apesar de apresentado e aprovado o projeto de TCC, a produção continua. “Eu diria que talvez apenas um terço da história tenha sido contada, existem muitas outras equipes para resgatar as histórias”, adianta.

O trabalho prático é composto por um site (camisadez.net) que agrega reportagens, fotos e uma série em vídeo que resgatam a história do futebol amador em Humaitá. O curso de jornalismo da Unijuí oferece essa opção, de que o estudante possa estar desenvolvendo um trabalho prático no TCC para obtenção do diploma de jornalista. Nesse caso, além da prática é preciso escrever um artigo científico refletindo algum aspecto jornalístico da produção. “Escolhi aprofundar a reflexão sobre o processo de entrevistas, que foi a tarefa mais árdua do trabalho”, destaca Thomás.

Para dar seguimento ao trabalho, Thomás Silvestre buscou estabelecer contato com pessoas ligadas aos clubes, indo até suas residências para coletar as informações. As histórias dos clubes que foram contadas são do Juventude Avante, União, Internacional, Grêmio Esportivo Humaitá, Olarias e Tamoio. O Grêmio se tornou Associação Humaitá de Esportes. O Olarias não desenvolve mais atividades no futebol e o Tamoio encerrou as atividades.

Uma reportagem também tratou de como funcionava a arbitragem.

Depois de um árduo trabalho no primeiro semestre de 2015, o novo jornalista descansa um pouco para, em breve, poder retomar o trabalhando de entrevistas, visando concluir o resgate histórico com as demais equipes existentes e as que já fecharam as portas.

A orientação do trabalho foi do professor Marcio Granez.

Saiba mais sobre o Projeto Camisa 10 – Craques da Comunidade
O Projeto Experimental “Camisa 10 – Craques da Comunidade” objetiva resgatar histórias do futebol amador no município de Humaitá-RS. As histórias dos clubes locais são recontadas por meio de reportagens divulgadas no site www.camisadez.net. A intenção é praticar um jornalismo esportivo investigativo.

O “Camisa 10” surge como uma alternativa na produção de conteúdo esportivo. O baixo custo de implantação e a capacidade de abranger um grande público foram os motivos que levaram este projeto a ser desenvolvido para a internet. Além das reportagens em texto, o camisadez.net ainda conta com materiais em foto e vídeo.

A proposta foi colocada em prática na última semana de fevereiro de 2015, logo que o semestre letivo iniciou. As primeiras medidas foram de ordem técnica. Até o final da segunda semana foi escolhido o modelo de site utilizado e definido o nome do projeto. O título “Camisa 10” leva em conta o protagonismo que os jogadores que vestem esse número ostentam. O subtítulo “Craques da Comunidade” revela a intenção de destacar os valores locais.

No mês de março, teve início a etapa de seleção das fontes e realização de entrevistas em profundidade. O método se mostrou fundamental para a realização do trabalho, tendo em vista a dificuldade em localizar arquivos bibliográficos ou registros históricos. A tradição oral predominou no recorte de indivíduos investigados.

Os meses de março e abril foram dedicados integralmente ao processo de localização das fontes e deslocamento até suas respectivas residências a fim de promover as entrevistas. A partir do relato de cada entrevistado, novos personagens eram conhecidos. A seleção de novas fontes foi sendo requisitada na medida em que se faziam necessários mais elementos para elucidar os fatos. Um encadeamento de entrevistados se formou e diferentes perfis de pessoas foram consultados.

Entre o início de maio e primeira quinzena de junho, o trabalho entrou na fase de edição e finalização do material coletado. As entrevistas, em sua maioria, foram realizadas com o recurso de um gravador de áudio. Um “script” básico pontuou alguns temas a serem lembrados durante o diálogo. As perguntas surgiam no decorrer da conversa. O ambiente escolhido foi de acordo com a comodidade das fontes.

Na maioria dos casos, o local do encontro foi na própria residência dos entrevistados, em horário noturno. Após a entrevista, o passo seguinte para cada reportagem foi transcrever os áudios coletados. A última quinzena do mês de junho foi reservada para publicação das reportagens e materiais complementares no site camisadez.net.

A comunidade de Humaitá e os amantes do futebol regional possuem agora um espaço novo para poder acompanhar e relembrar. Um ponto de encontro com as memórias do futebol. Um esporte sempre arrebatador e envolvente.

Thomás Silvestre tem 22 anos, trabalha na Rádio Alto Uruguai AM, em Humaitá, e cola grau em jornalismo neste próximo mês de agosto.

ACOMPANHE O TRABALHO REALIZADO, ACESSANDO O SITE: www.camisadez.net




Fonte: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário