sexta-feira, 24 de julho de 2015

Mais dois casos confirmados de meningite em Passo Fundo

Uma criança é moradora de Passo Fundo e a outra de Sananduva


Após as autoridades de Saúde Pública terem descartado o risco de surto por meningite em Passo Fundo, a Uirapuru levantou ontem (23), em primeira mão, que o Hospital São Vicente de Paulo está com mais duas crianças internadas e em tratamento contra a doença.

Até o último sábado (18) somente um caso  grave havia sido registrado na cidade, o da menina Vitória Aparecida da Silva, que veio a óbito. A irmã da menina, de 11 anos, teve suspeita da doença e na segunda-feira (20) passou por uma série de exames, incluindo o de punção lombar, tendo a possibilidade descartada. 

Conforme informações do vice-diretor médico do Hospital São Vicente de Paulo, o médico Júlio Stobbe, são duas situações diferentes que estão sendo tratadas: uma criança de idade não revelada,  moradora de Passo Fundo, sendo um caso confirmado de meningite viral, que não preocupa e que está recebendo tratamento para os sintomas. A meningite viral, geralmente, é curada de forma natural pelo corpo, tendo como recomendação o acompanhamento médico. 

O segundo caso, também envolvendo uma criança, de apenas 1 ano, moradora de São João da Urtiga, mas que era atendida em  Sananduva, tem a  confirmação do São Vicente de ser meningite bacteriana. Na meningite bacteriana o risco de morte é muito alto, necessitando de tratamento rápido com antibióticos. A criança  está internada desde o final da última quarta-feira (22) na CTI pediátrica do hospital. O quadro dela é estável. Segundo o Dr. Júlio Stobbe ,  a criança  já estava usando antibióticos, o que minimizou os riscos de morte, até o momento. Ela passou, anteriormente, pela avaliação de outra equipe médica, em Sananduva que deu tratamento inicial e encaminhou para Passo Fundo.

Em contato com a Uirapuru, o delegado regional da 6º Coordenadoria Regional de Saúde, Douglas Kurtz, explicou que antes de tudo, é preciso ter a confirmação laboratorial oficial do Estado, para saber qual o tipo de bactéria causou a doença. Até o momento o São Vicente ainda não confirmou o caso, formalmente.

Os três tipos de meningites bacterianas mais comuns são causadas pelas bactérias: meningococos, pneumococos e haemophylus. Das três, a meningocócica é a de mais fácil transmissão, por via respiratória e também a mais temida, por ter a evolução do quadro clínico muito rápida. Já a pneumocócica e a haemophylus acontecem com menor frequência, pois as vacinas existentes são bastante eficazes na prevenção desses dois tipos.

Se for confirmada a meningite meningocócica, a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde irá entregar medicamentos para o tratamento de quem foi exposto ao círculo de convívio da criança, em uma tentativa de barrar um possível novo contágio. Também será feito contato com a Secretaria de Saúde de Sananduva e São João da Urtiga, para buscar informações sobre o caso.

Douglas Kurtz destacou que para ser considerado um surto é preciso que uma cidade apresente 3 casos distintos do mesmo tipo de meningite, entre pessoas que não tiveram contato. Em Passo Fundo até agora dois casos diferentes foram notificados: um viral e um bacteriano. A contaminação da criança de São João da Urtiga , atendida em Sananduva não pode ser incluída no cálculo, pois é de fora da cidade, somente o tratamento está sendo feito em Passo Fundo.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário