quinta-feira, 23 de julho de 2015

Ijuí: Produção de vinho colonial deve ser incentivada na região


Vereadora Helena Stumm Marder e Paulo Afonso Frizzo destacam a importância do plantio de uva e produção de vinho, sucos e outros produtos que fomentam a agricultura familiar.


A vereadora Helena Stumm Marder – PDT e o vice-presidente da Associação dos Produtores Familiares de Vinho Colonial do Rio Grande do Sul, Paulo Afonso Frizzo estiveram visitando a redação do Portal Ijui.com para divulgar a mesa redonda comemorativa ao primeiro ano da lei do Dia Municipal do Vinho, que ocorre nesta sexta-feira, às 14h, Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e Cultura Popular, na rua 14 de Julho, 146, junto ao Sindicato dos Produtores Rurais.

Estão convidados a participar da mesa-redonda, como debatedores, o secretário Estadual de Agricultura, deputado Ernani Pollo, Prefeito Fioravante Batista Ballin, secretário Municipal de Agricultura, Júlio Gabbi, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ênio dos Santos, coordenador da Regional da Emater de Ijuí, Carlos Alberto Turra, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Carlos Karlinski, Coordenador Regional de Agricultura, Emílio Stum e representante do Ministério da Agricultura, além do deputado federal Onix Lorenzoni. 

A Lei Municipal do Vinho foi criada ano passado, por iniciativa da parlamentar. Aprovada por unanimidade, a lei busca estimular a realização de ações, com vistas ao desenvolvimento da cultura e ao fortalecimento das políticas públicas de fomento à atividade e à agroindustrialização da fruta. “Essas ações podem ser de iniciativa do setor privado, da sociedade civil e/ou do poder público municipal”, explica Helena.

De acordo com Paulo Frizzo, a denominação de Vinho Colonial é usada atualmente em todo o país e o produtor rural só não pode comercializar seu vinho em supermercados em função de um veto da presidente Dilma Roussef, que não deixou os produtores comercializarem o produto através do bloco do produtor.

“Nós ainda pedimos a retirada do IPI sobre o vinho, pois com isso, é praticamente inviável para o pequeno agricultor produzir o vinho e comercializar pelos canais legais. Mesmo assim, hoje os produtores podem comercializar a bebida em feiras, na própria propriedade e em exposições”, explica Frizzo.

A associação integra diversos produtores da região e tem o objetivo de fortalecer a atividade dos viticultores, visando a produção e o crescimento comercial do produto e derivados da uva, como doces, chimias, sucos, etc.

De acordo com a vereadora Helena, a produção de uva na zona rural dá ao pequeno produtor uma forma de incrementar os ganhos familiares e fomentar a produção agrícola.

De acordo com Paulo Frizzo, o vinho colonial é o mais consumido no Rio Grande do Sul e é a preferência da população, sendo de grande aceitação popular e que precisa ter incentivo governamental para que sua produção deslanche.


Fonte: PORTAL IJUHY.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário