quinta-feira, 30 de julho de 2015

Confirmada morte de sobrevivente da tragédia da Boate Kiss

Falecimento de Uilian da Silva Vieira, 27 anos, era mantido em sigilo. Ele foi sepultado dia 17 de junho, em cerimônia reservada no Cemitério São José


por A Razão em 29/07/2015 20:35

Um dos sobreviventes do incêndio da Boate Kiss morreu há pouco mais de um mês, em Santa Maria. A morte de Uilian da Silva Vieira, 27 anos, estava sendo mantida em sigilo. O jovem foi velado no Cemitério Santa Rita de Cássia em 17 de junho e sepultado no Cemitério São José. A confirmação do óbito foi obtida pelo jornal A Razão com Flávio da Silva, uma das lideranças do Movimento do Luto à Luta e pai de uma das 242 vítimas da tragédia. Uilian morava no Bairro São José, na Zona Leste da cidade, seria mecânico e teria ajudado a salvar outras vítimas do fogo.

Flávio conta ter ficado sabendo do óbito por meio família de Uilian, que teriam procurado lideranças da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e de outras entidades ligadas à tragédia. Flávio discorda do silêncio mantido em torno da morte do jovem, ocorrida dois anos e meio após a tragédia.

“Entendo que não tem por que esconder”, diz Flávio da Silva. A Razão apurou que o sobrevivente foi internado após sentir forte dor abdominal. Internado no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), o jovem teria sofrido uma parada cardíaca e morreu. Uilian da Silva Vieira não estaria mais realizando o tratamento. Em princípio, a morte não teria ocorrido como consequência direta do incêndio, segundo informações das autoridades de saúde.

O incêndio provocado após um show pirotécnico da Banda Gurizada Fandangueira deixou um saldo de 242 mortos. A última vítima fatal, segundo dados oficiais, foi Mariane Wallau Vielmo, um jovem de 25 anos natural de Santiago. Ela estava internada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde 27 de janeiro de 2013 e morreu em maio do mesmo.

Estado tentará agilizar pedidos remédios para as vítimas da boate

Menos burocracia para quem já perdeu tanto. Para tentar amenizar um pouco o sofrimento dos sobreviventes e familiares das vítimas na Boate Kiss, a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) irá concentrar esforços para que os processos administrativos de solicitação de remédios que estejam relacionados à tragédia do dia 27 de janeiro de 2013 em Santa Maria. Essa foi uma das resoluções da reunião do Grupo Gestor do Cuidado às Vítimas da Kiss, realizada ontem à tarde e que durou mais de duas horas na sede administrativa da 4ª CRS, junto à Fadisma.

De acordo com a coordenadora regional de Saúde, Lenir Pires da Rosa, a preocupação, além de tentar disponibilizar de maneira mais rápida aqueles medicamentos que o Estado possui, já que alguns estão em falta, a preocupação é fazer um acompanhamento mais de perto dos pacientes da Kiss. Para isso, o banco de dados dos sobreviventes será unificado e disponibilizado online, para ser acessado por aqueles que não moram em Santa Maria. Outra medida importante consiste na criação de um serviço de ouvidoria, para que pacientes que, eventualmente, não estejam sendo atendidos possam se manifestar. 

“Vamos criar e aprimorar os mecanismos que temos, mas sempre entendendo que existem algumas pessoas que preferem não se identificar como sobreviventes da tragédia na Boate Kiss”, destaca a responsável pela 4ª CRS. 


Fonte: Jornal A RAZÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário