sábado, 30 de março de 2013

Segundo avião começa a sobrevoar área para combater incêndio no Taim

Aeronave tem capacidade para jogar 3 mil litros de água
   Segundo avião começou a sobrevoar área atingida (Crédito: Henrique Ilha / Especial / CP)

     Desde o final da manhã deste sábado, o segundo avião trazido da Bahia, com capacidade para despejar 3 mil litros de água, sobrevoa a Estação Ecológica do Taim para ajudar a combater o incêndio que já devastou mais de 2 mil hectares. A aeronave deveria operar no início da manhã, mas o piloto não encontrou condições seguras para realizar a aterrissagem. O avião posou em uma pista particular distante cerca de 10 quilômetros do local.

     A primeira aeronave, com capacidade para jogar 2 mil litros de água, sobrevoa a região desde a tarde de quinta-feira. Os aviões, que vieram da Bahia por meio do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), irão combater o incêndio até que haja luz natural ao longo da tarde. O Comando Ambiental da Brigada Militar também atua por terra e água para apagar o incêndio.

     O fogo consome a reserva desde a madrugada de terça. A estimativa é de que as chamas sejam controladas somente na próxima segunda-feira. A reserva do Taim fica no Extremo Sul do Estado e ocupa uma área de 34 mil hectares entre os municípios de Santa Vitória do Palmar e parte de Rio Grande. Na avaliação do chefe da Esec, a situação hoje é bem melhor do que ontem, pois a equipe da estação conseguiu extinguir as chamas que já ultrapassavam o canal que divide o norte e o sul da estação.

Fonte: Lucas Rivas / Rádio Guaíba
Atualizado em 30/03/2013 15:40

Nenhum comentário:

Postar um comentário