quarta-feira, 27 de março de 2013

Ex-morador de rua é aprovado no Instituto Federal do ES

Émerson dormia embaixo de píer e acordava às 6h para estudar.
Ele sonha em fazer psicologia e ajudar a população de rua.
Foto: Reprodução


     Ex-morador de rua, o jovem Émerson Souza, de 20 anos, superou todas as dificuldades e conseguiu entrar no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em 2013. Ele conversou com o G1 e disse que, depois do curso técnico, sonha em fazer psicologia e trabalhar com a população de rua. O rapaz nunca conheceu o pai, e a mãe morreu no parto do irmão quando ele tinha nove anos.

     Até a adolescência, Émerson viveu em orfanatos. Aos 16 anos, fugiu e foi morar na rua. “A maior parte das noites, passava próximo ao píer de Iemanjá, em Camburi. Colocava uma tábua no chão e dormia. Usava uma mochila como travesseiro. Acordava às 6h para estudar”, contou o estudante.

     Quando foi para a rua, o jovem abandonou a escola por quatro anos. Em 2012, voltou para a sala de aula e terminou o ensino fundamental no Centro POP, um abrigo que oferece cursos e educação para moradores de rua na Cidade Alta, no Centro de Vitória.

     Émerson vai ter que conciliar o estudo com o estágio que conseguiu recentemente. Ele ainda espera deixar o abrigo para morar em uma casa e sonha em fazer faculdade para ajudar outros moradores de rua. “Não tenho muita ganância. O curso técnico vai servir para me dar estabilidade.

     Quero mesmo é trabalhar com psicologia para ajudar a população de rua. Já que passei o que eles vivem na rua, vai ser mais fácil ajudá-los”, desabafou.

Émerson dormia embaixo de píer e acordava às 6h para estudar. (Foto: Fernando Estevão/ TV Gazeta)
   Émerson dormia embaixo de píer e acordava às 6h para estudar. (Foto: Fernando Estevão/ TV Gazeta)


Fonte: Gabriela Ribeti e Juirana Nobres | Do G1 ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário