domingo, 24 de março de 2013

Kleber garante vitória do Grêmio sobre o Caxias

Gladiador marcou dois gols e Tricolor superou adversário por 2 a 0 em jogo morno
   Gladiador marcou os dois gols da partida (Crédito: Mauro Schaefer)

     Kleber voltou a marcar depois da lesão no tornozelo sofrida no ano passado – que o deixou longe dos gramados – e em dose dupla. Na noite deste sábado, o Gladiador fez os gols da partida contra o Caxias e garantiu a vitória do Grêmio por 2 a 0 em cima do time da Serra pela terceira rodada da Taça Farroupilha, returno do Gauchão. 

     Em um jogo morno, o time gremista não teve dificuldade para superar o oponente na Arena. O técnico Vanderlei Luxemburgo testou a formação com três atacantes, mas Welliton deixou o campo antes da metade do primeiro tempo, sentindo dores na coxa. Daí o esquema tático voltou ao 4-4-2. Com o resultado, o Grêmio segue líder do grupo A, com nove pontos. Agora, o Tricolor vai encarar o Cruzeiro nesta quinta-feira, também em casa.

Pressão desde o primeiro minuto

     Com o trio ofensivo, o Grêmio foi para cima do adversário desde o apito inicial. Assustado, o Caxias atuou recuado e com forte marcação atrás do meio-campo. Diante da retranca do oponente, o Tricolor trocou passes, explorando os espaços no ataque. Aos dois minutos, Guilherme Biteco cobrou falta direto para o gol, mas Anderson tirou de soco. 

     O time gremista persistia na frente, com Welliton aberto no lado direito e Kleber na esquerda. O centroavante Barcos, mais centralizado, voltava mais para buscar a bola no meio-campo. O Caxias pouco aparecia no jogo. Tanto que a primeira chegada na frente foi só aos sete minutos, com um cruzamento de Victor, mas que nenhum atacante conseguiu concluir. 

     Logo na jogada seguinte, Biteco levantou a bola para a área, que foi testada por Werley, e Anderson segurou. O jogo seguia com o Grêmio atacando pelos lados e explorando os lances de bola parada, até que Welliton foi derrubado dentro da área. Eram 16 minutos quando Kleber pegou a bola e decidiu cobrar a penalidade. O Gladiador chutou no meio e o goleiro se jogou para o canto direito – 1 a 0.

     Devido às últimas lesões, o camisa 30 não marcava em um jogo oficial desde outubro do ano passado. O Gladiador fez o único gol do empate em 1 a 1 contra o Bahia pelo Brasileirão de 2012.

     A comemoração pelo gol foi emendada pela vibração de um novo pênalti, marcado a favor do Grêmio em seguida pelo árbitro. Barcos foi derrubado pelo zagueiro na área e o próprio Pirata cobrou. Só que desta vez o goleiro Anderson fez a defesa e evitou mais um gol do Tricolor. Welliton sentiu a coxa no lance do primeiro pênalti e foi substituído por Marco Antonio.

     A primeira chance do Caxias de gol ocorreu somente aos 28, quando o volante Paraná levou a bola com a direita e meteu uma bomba de fora da área. Dida teve trabalho para fazer a defesa.

     A pressão gremista cresceu depois da investida dos caxienses. Aos 32, Zé Roberto tentou cruzamento duas vezes, e o adversário tirou como deu da área. Na sequência, Biteco arrancou bonito pela esquerda e tocou para Barcos. Só que o Pirata demorou para chutar e que devolveu a pelota para Biteco. O garoto concluiu fraco, de fácil defesa.

     Aos 36, após uma jogada bem trabalhada, o lateral Victor cruzou da esquerda. Santiago se adiantou e cabeceou para fora. A resposta do Grêmio foi com Pará. Ele aproveitou rebote e lançou um foguete, mas o arqueiro do Caxias espalmou para fora. O jogo acalmou e no final Werley e Dida quase se atrapalharam. O zagueiro recuou e o goleiro iria pegar com a mão. Quando se deu conta de que não poderia, Dida tirou com o pé como deu.

Segundo tempo apático e Gladiador faz 2 a 0

     O ritmo caiu bastante no segundo tempo. Com a vantagem, o Grêmio seguiu tocando a bola e procurando se desvencilhar da marcação do oponente. O grupo da Serra continuou mais preocupado em se proteger na defesa do que arriscar para buscar o empate. 

     O zagueiro Cris sentiu um desconforto muscular e não voltou para o segundo tempo. O garoto Bressan substituiu o veterano. No primeiro lance de perigo da etapa final, o Gladiador quase fez um bonito gol. O atacante matou no peito, tirando o marcador do lance, e pegou de primeira. Só que a pelota foi para fora.

     Em seguida, Marco Antonio chutou de longe, mas o tiro foi fraco e o goleiro defendeu tranquilamente. Depois, num cruzamento para Barcos, a bola foi forte demais e saiu pela linha de fundo. O Caxias assustou com Victor, na marca dos 12min. O lateral acertou bom chute de longe e a bola passou muito perto da trave.

     O Tricolor acordou após o lance do adversário. Aos 18, Barcos fez bela jogada e cruzou rasteiro na pequena área. Em vez de arrematar para a meta, Kleber afastou como se fosse um zagueiro. Aos 23, O Pirata tentou o arremate de longe, mas o goleiro defendeu. 

     Uma grande oportunidade foi criada por Biteco aos 27. Ele tabelou com Elano e ficava sozinho com o goleiro, mas Lino tirou para escanteio. Depois, Zambi quase empatou. O atacante acertou testada dentro da área e a bola passou muito perto da trave.

     A vitória foi selada com Kleber, na marca dos 36 min. Após escanteio cobrado na direita, a bola sobrou para Kleber no segundo pau. O Gladiador teve tempo de dominar com a barriga e chutar forte para dentro da meta. Com o 2 a 0, o Caxias até tentou diminuir, mas faltou força e qualidade na frente.

Gauchão 2013 – Taça Farroupilha

Grêmio 2
Dida; Pará, Cris (Bressan), Werley e Guilherme Biteco; Adriano (Elano), Souza e Zé Roberto; Kleber, Welliton (Marco Antonio) e Barcos. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Caxias 0
Anderson; Luiz Felipe (Michel), Jean, Lino e Victor (Lucas Galvão); Carvalho, Paraná, Alisson e Medeiros (Karl); Zambi e Santiago. Técnico: Picoli.

Gols: Kleber (16min/1ºT e 36min/2ºT)

Cartões amarelos: Anderson, Luiz Felipe, Victor (C); Kleber (G).

Local: Arena.

Árbitro: Fabrício Corrêa.

Fonte: Laion Espíndula / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário