domingo, 31 de março de 2013

Incêndio no Taim está controlado, diz chefe da reserva ecológica

Chamas consumiram mais de 3 mil hectares da área no Sul do Estado
   Incêndio na reserva do Taim começou na terça-feira e consumiu 3 mil hectares de área
   Crédito: Henrique Ilha / Especial CP


     O incêndio que teve início na manhã da última terça-feira e que já destruiu mais de 3 mil hectares da Estação Ecológica do Taim, no Sul do Estado, está controlado, conforme afirmou o chefe da reserva, Henrique Horn Ilha, no início da tarde deste domingo. "Já dá pra dizer que está controlado. O fogo está confinado em uma área bem menor", sintetizou.

     A umidade do ar aliada ao vento fraco durante a madrugada favoreceram a extinção de parte dos focos. Porém, a neblina atrasou um pouco a retomada dos trabalhos de combate ao incêndio, que ocorreu por volta das 8h. Mesmo assim, a equipe conseguiu avançar quase 2 quilômetros além da linha do fogo. 

     O vento, no entanto, mudou e no início da tarde soprava mais forte e instável. Por isso, Ilha acredita que a extinção total do fogo só deve ocorrer nesta segunda-feira. "O vento está rondando muito em várias direções. Antes eu achava que íamos extinguir tudo hoje. Agora, não sei se vai ser possível. Mas a chance de extinguir amanhã é bem grande", explicou.

     Além das duas grandes aeronaves do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração da reserva, os bombeiros que trabalham na Brigada Militar estão conseguindo ajudar a apagar o incêndio por terra. Um helicóptero enviado pelo governo do Estado ajuda no deslocamento dos homens. Ainda está prevista a 
chegada de um terceiro avião do ICMBio para auxiliar no combate às chamas.

Fonte: Rafaella Fraga / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário