sexta-feira, 29 de março de 2013

Em Santa Maria, cerimônias da Via Sacra marcam Sexta-feira Santa

Centenas de Fiéis compareceram as paróquias e igrejas para celebrar a data
(Claudio Vaz/Agencia RBS)
   Foto: Claudio Vaz/Agência RBS)

     A Sexta-feira Santa reuniu centenas de fiéis nas paróquias e igrejas de Santa Maria. A programação incluía cerimônias de adoração, vigílias e via Sacra. A primeira Via Sacra da cidade começou às 8h30m, na capela do Santuário de Schoensttat. Cerca de 100 fiéis percorreram o caminho que o Diácono João Luiz Pozzobon costumava fazer para ajudar os mais necessitados. A cerimônia acabou na Vila Nobre da Caridade.

     Na Catedral e na paróquia Nossa Senhora das Dores, a via sacra aconteceu dentro da própria igreja. Os fiéis andaram por diferentes locais, que continham imagens retratando os atos de Jesus durante a crucificação. Já no Santuário da Nossa Senhora da Medianeira, cerca de 100 pessoas acompanharam uma encenação da via sacra, onde os atores foram os membros de diferentes grupos da paróquia.

Cerca de 250 pessoas acompanharam encenação em Santo Antão

     Por volta das 9h30min desta Sexta-feira Santa, iniciou-se uma das mais tradicionais encenações da via sacra da Região Central do Estado. No distrito de Pains, em Santa Maria, cerca de 35 pessoas vestiram roupas que remetiam à época da crucificação de Cristo e relembraram seu ato, com a cruz no ombro em direção ao calvário. Percorrendo um morro de aproximadamente 800 metros, mais de 250 fiéis acompanharam a encenação, que teve 14 passagens da vida de Jesus contadas ao público.

     Muita fé e oração dos fiéis fizeram parte do caminho. Um dos que participaram do trajeto foi o agricultor Vadi Dezanete, 70 anos. Apesar das dificuldades de subir o morro, a Sexta-feira Santa e a fé em Santo Antão são superiores a qualquer desafio:

     — Tenho muito a agradecer. A fé maior e, dessa forma, posso superar as dificuldades— conta o agricultor.

Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário