sexta-feira, 29 de março de 2013

Grêmio perde para o Cruzeiro e leva vaias na Arena

Esquema com três atacantes não funcionou na derrota por 2 a 1 pelo Gauchão
   No final do jogo, a equipe gremista levou vaia da torcida presente no estádio (Crédito: Mauro Schaefer)

     A formação de três atacantes do Grêmio não passou pelo teste contra o Cruzeiro na noite desta quinta-feira, na Arena. O time do técnico Vanderlei Luxemburgo abusou dos erros e perdeu por 2 a 1 em partida válida pela quarta rodada da Taça Farroupilha. Foi a primeira derrota do Tricolor para um time brasileiro em sua nova casa. No final do jogo, a equipe gremista levou vaias da torcida.

     Com o tropeço, o time gremista segue com nove pontos, na segunda colocação do grupo A, no returno do Gauchão. Agora, o Grêmio vai encarar o líder da chave, o Passo Fundo, fora de casa. O confronto será neste domingo, às 16h. Já o Cruzeiro deixou a zona do rebaixamento e alcançou a 13ª posição na classificação geral do Estadual.

Grêmio apático no primeiro tempo

     O Grêmio abusou dos passes errados no primeiro tempo, que foi sonolento. Nos minutos iniciais, as duas equipes saíram para o ataque parecia que a primeira parte do jogo seria movimentada. Logo, o ritmo caiu e a melhor chance de gol foi do Cruzeiro.

     Os três atacantes não deram o resultado esperado por Luxemburgo. O problema do Tricolor foi na transição entre o meio-campo e o setor ofensivo. O centroavante Barcos recuou bastante para buscar a bola e não incomodou o oponente na frente. O Cruzeirinho marcou com força no seu campo de defesa, mas não abriu mão de atacar. 

     Logo aos três minutos, o adversário deu um susto. Após forte chegada pela direita, o zagueiro Cris cortou dentro da área. O Tricolor respondeu na marca dos oito minutos. O volante Fernando cobrou falta na diagonal e Cris testou no canto. Só que a bola passou a um palmo da trave. No minuto seguinte, Fernando bateu outra falta. Desta vez, a bola bateu na barreira e passou por cima da meta.

     A grande chance do primeiro tempo ocorreu com Jô, aos 12 minutos. Após boa jogada coletiva, Jô concluiu ao gol na marca do pênalti, mas a bola desviou na marcação e foi para fora, muito perto da goleira. 

     Se a construção das jogadas estava sendo dificultada pela marcação do oponente no meio, o Grêmio partiu para a ligação direta. Aos 22, Welliton foi lançado na direita e dividiu a bola com o goleiro Fábio, que afastou o perigo com um tapa. Na sequência, Dida fez boa defesa após cabeceio de dentro da área. 

     O zagueiro Cris salvou o Grêmio aos 27 minutos. No contra-ataque do Cruzeiro, Jô ficou livre no lado direito para concluir a gol. O zagueiro se recuperou a tempo e conseguiu interceptar o chute com um carrinho. Aos 39, Welliton recebeu em velocidade pela direita e chutou em cima do goleiro.

Dificuldades no segundo tempo e bobeada da zaga

     O Grêmio seguiu com as dificuldades para atacar no segundo tempo. Depois das conversas no intervalo, o time retornou com mais vontade e tendo o domínio do jogo. Só que a pressão nos primeiros minutos não resultaram em gol. Já o goleiro Dida não retornou para a etapa final. O camisa sentiu um desconforto na coxa e foi substituído por Marcelo Grohe. 

     Nas primeiras investidas do Grêmio na frente, o Cruzeiro conseguiu se defender com tranquilidade. Numa delas, Barcos foi lançado, mas a zaga afastou o perigo. O meia Zé Roberto até começou a voltar para buscar o jogo e ajudar na armação no setor ofensivo. 

      Aos nove, Pará levantou a bola na área, que passou por Kleber no primeiro pau. Mas Zé Roberto, que vinha de fora da área, chegou em velocidade e a tempo de chutar a pelota, que foi para fora. No cruzamento seguinte, Souza cabeceou para fora.

     Grohe foi muito aplaudido quando entrou em campo para substituir Dida. Só que o goleiro não estava com sorte nesta noite. Aos 14, ele fez a defesa, mas sofreu com a trombada do zagueiro Werley. A bola daí sobrou para Jô abrir o placar. 

Welliton empata, mas Reinaldo faz 2 a 1

     O Grêmio acordou depois do gol. O time começou a pressionar e conseguiu o empate. Aos 22, após cobrança de falta no primeiro pau, Kleber desviou para trás e Welliton, totalmente livre, empurrou a bola para o fundo das redes.

     Mas a reação do Grêmio parou no gol de empate. E o Cruzeiro respondeu na mesma moeda. Com escanteio aos 28 minutos, Reinaldo fez 2 a 1 para os cruzeiritas. Na cobrança de escanteio no primeiro pau, Reinaldo surgiu sozinho para desviar de cabeça e colocar a bola dentro da meta.

     Luxemburgo sacou Barcos, que estava cansado, no final do jogo e colocou em campo Willian José. O centroavante não conseguiu ser efetivo e o ataque parou facilmente na marcação do adversário. O Tricolor continuou com dificuldade na frente e pouco ameaçou. Diante do fracasso do time, restou ao torcedor o poder das vaias como forma de protesto contra o desempenho irregular em casa.

Gauchão 2013 - Taça Farroupilha

Grêmio 1
Dida (Grohe); Pará, Cris, Werley e André Santos; Fernando, Souza (Marco Antonio) e Zé Roberto; Kléber, Welliton e Barcos (Willian José). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Cruzeiro 2
Fábio; Reinaldo, Cláudio, Léo Carioca (Rogério) e Marcelo Santos; Alberto, Almir, Faísca e Jean Paulo; Jô e Jean (Maxwall).Técnico: Benhur Pereira.

Gols: Jô (14min/2ºT) e Reinaldo (28min/2ºT); Welliton (22min/2ºT).
Cartões amarelos: Reinaldo, Marcelo Santos, Jô e Alberto (C); André Santos, Pará (G).
Local: Arena do Grêmio
Árbitro: Márcio Coruja

Fonte: Laion Espíndula / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário