terça-feira, 15 de outubro de 2013

Soldados relatam momentos de tensão durante resgate de colegas na Operação Piracema


   Sd Cleverson (e) e Marcos (d) / Foto: Portela Online

Dois soldados do Patram - Patrulha Ambiental da Brigada Militar de Três Passos, relataram ao site Portela Online nesta terça-feira, 15 de outubro, os momentos de tensão vividos ao conseguir evitar uma tragédia durante a Operação Piracema deflagrada no rio Uruguai.

Segundo o soldado Cleverson da Patram, um barco que transportava três colegas e que participava da operação, por muito pouco não foi sugado para dentro do canal do Salto do Yucumã. De acordo com o militar, o motor da embarcação parou de funcionar pouco antes de atracar no porto utilizado pelos guardas florestais nas proximidades da queda d'água. 

Os soldados Cleverson e Marcos, que estavam em outra embarcação, não pensaram duas vezes e conseguiram resgatar os outros três colegas. "Nós estávamos nos posicionando para encostar no porto, quando avistamos aquele barco a deriva e o piloto tentando fazer funcionar o motor e o barco sendo sugado para dentro do salto", comenta Cleverson. "Joguei o nosso barco contra o deles e o Marcos se deitou dentro de nossa embarcação fazendo força para segurar o barco deles e nosso motor de 15 conseguiu tirar e encostar o barco deles no barranco", completa. 

Ambas as embarcações eram feitas de alumínio e utilizavam motores de 15hp.

O soldado Cleverson tem 22 anos de Brigada Militar e 1 ano na Patram, já o soldado Marcos tem 7 anos de Brigada Militar e há 4 anos trabalha na patrulha ambiental.

A Operação iniciou no dia 1º de outubro, no município de Derrubadas, e percorreu 692 quilômetros por rio e por terra chegando em Uruguaiana no dia 11 de outubro.

Durante a operação foram apreendidos 10.304 metros de redes de pesca e 15.057 metros de espinhel, 94.500 carteiras de cigarros, 40 litros de agrotóxicos e 2 veículos recuperados em situação de roubo. Durante a operação foram devolvidos ao rio 43 peixes que estavam presos nas redes e vistoriados 105 barcos, o número de acampamentos vistoriados passou dos 340 e as pessoas que foram abordadas, tanto navegando no rio, como em barreiras no percurso da operação, passou das 960.

Fonte: Portela Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário