quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Dilma determina assistência à bióloga gaúcha presa no exterior

Presidente pediu contato do ministro das Relações Exteriores com governo russo

   Protestos no final de semana pediram libertação de gaúcha
   Crédito: Nelson Almeida / AFP / CP

A presidente Dilma Rousseff determinou ao Ministério das Relações Exteriores assistência à bióloga gaúcha, Ana Paula Maciel, presa na Rússia com grupo de ativistas do Greenpeace. Dilma anunciou nesta quinta-feira, via Twitter, que solicitou ao ministro Luiz Alberto Figueiredo "contato de alto nível com o governo russo".

Nessa quarta, investigadores russos afirmaram que vários ativistas serão acusados de "outros delitos graves". Os ativistas de 18 nacionalidades diferentes cumprem prisão preventiva de dois meses entre as cidades de Murmansk e Apatity, cerca de 2 mil quilômetros ao norte de Moscou e acima do círculo Ártico. Eles eram tripulantes do navio quebra-gelo Arctic Sunrise e estavam no local para protestar contra a estatal russa Gasprom, que tem planos de explorar petróleo no Ártico. 

Os ativistas foram presos ao tentar escalar a plataforma Prirazlomnaya, que é a primeira em alto-mar na região e, segundo a organização, tem previsão para começar a operar no próximo ano. Representantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos vão coletar assinaturas para reforçar o pedido de libertação da bióloga gaúcha.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário