sábado, 5 de outubro de 2013

Com um a menos, Grêmio bate o Botafogo de forma heroica

Kleber foi expulso no primeiro tempo e Alex Telles fez 1 a 0 em confronto direto no Maracanã

   Alex Telles marcou seu primeiro gol pelo Grêmio e garantiu a vitória
   Crédito: Paulo Sérgio / Lancepress / CP

O Grêmio conseguiu uma vitória heroica no confronto com o Botafogo por 1 a 0 na tarde deste sábado, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante Kleber foi expulso no primeiro tempo e, mesmo com um jogador a menos, o time reuniu forças e Alex Telles marcou o único gol da partida. Depois disso, o Tricolor só se defendeu no Maracanã e aumentou a diferença de pontos para o time carioca na competição nacional. 

Com a terceira vitória consecutiva, o time do técnico Renato Portaluppi chega a 48 pontos na tabela e abre cinco para o Fogão. No segundo lugar, que dá vaga direto para a Libertadores, o Grêmio torce por um tropeço do líder Cruzeiro contra o lanterna Náutico neste domingo para se aproximar da Raposa. Na próxima quarta-feira, o Grêmio enfrenta o Criciúma, na Arena. 

Iniciativa do Botafogo

A iniciativa foi do Botafogo nos minutos iniciais de jogo. Com o retorno do esquema 3-5-2, o Grêmio mostrou uma grande aplicação na marcação e fechou os espaços para o time carioca. Na tentativa de superar o sistema defensivo do Tricolor, o Alvinegro abusou do lançamento para o ataque. Com três minutos, Rafael Marques aparou cruzamento no primeiro pau, mas a direção foi para fora. 

O time gremista buscava o ataque com saídas rápidas de contra-ataque e pelo lado esquerdo, com Alex Telles. A primeira chegada do time na frente ocorreu aos oito minutos. O lateral cruzou forte demais e a bola ficou para fácil defesa do goleiro Jefferson. 

O domínio da posse de bola do Fogão diminuiu e o confronto ficou equilibrado. As chances criadas pelo Grêmio ocorriam a partir da bola parada. Com 16 minutos, Alex Telles cobrou escanteio e Werley subiu entre os botafoguenses para testar, mas saiu alto demais. Logo depois, em outro escanteio, a bola foi desviada e o zagueiro quase completou no segundo pau para as redes. 

Expulsão de Kleber e gol do Grêmio

O bom momento tricolor na partida acabou com a expulsão precoce do atacante Kleber. Com 29 minutos, o Gladiador deixou o pé em disputa da bola com Dória e recebeu o cartão vermelho. Com um homem a menos, Renato pediu maiores cuidados defensivos e a equipe da casa partiu para o ataque. Com 32 minutos, Werley furou na defesa e assustou os gremistas. Rafael Marques aproveitou a bobeira, concluiu forte no canto e a bola passou muito perto da trave.

Mesmo com inferioridade numérica, o Grêmio saiu na frente do placar. Alex Telles marcou um golaço aos 36 minutos, após bela jogada de Riveros pela esquerda. O volante cruzou para trás e o lateral, da entrada da área, encobriu o goleiro do Fogão. Foi o primeiro gol do jogador pelo Tricolor. E logo no Maracanã. 

O gol foi um balde de água fria para os donos da casa. O Botafogo continuou com as dificuldades na criação e teve um chute cruzado defendido por Dida aos 38. No final, Lodeiro girou dentro da área, mas arrematou fraco. O Grêmio respondeu com Pará e quase deixou o primeiro tempo com 2 a 0 no placar. Pará pegou rebote de primeira e a bola passou muito perto da meta.

Tricolor aguenta pressão do segundo tempo

O Botafogo voltou mais ofensivo do intervalo. O técnico Oswaldo de Oliveira promoveu a entrada do atacante Bruno Mendes no lugar do volante Lodeiro. O segundo tempo começou com pressão total da equipe carioca. O Tricolor reforçou ainda mais a marcação e até Barcos voltava para ajudar na marcação. 

Quando a defesa não conseguiu barrar as jogadas ofensivas do oponente, Dida defendeu. Com oito minutos, o camisa 1 segurou em dois tempos uma bomba disparada por Renato da meia-lua. Na sequência, Júlio Cesar cruzou com categoria e o goleiro deixou a meta para ficar com a pelota. Aos 13, Riveros interceptou cruzamento na área e quase jogou a bola contra o próprio patrimônio.

Diante da pressão adversária, o Grêmio passou a catimbar a cada oportunidade. Aos 16, Dida pediu para trocar as chuteiras e parou o confronto por uns três minutos. O time também se propôs a segurar a bola no meio, cavando diversas faltas. 

Impaciente com a atuação do Fogão, a torcida passou a vaiar o próprio time em vários momentos. Nem mesmo o ídolo Seedorf escapou. Já cansado, o holandês protagonizou uma das últimas chances do Botafogo, em chute depois de jogada na meia esquerda. Foi para fora. Renato aproveitou para realizar substituições entre jogadores da mesma posição e parar o duelo, no aguardo do apito final que garantiu mais três pontos para o Tricolor. 

Brasileirão – 26ª Rodada

Botafogo 0
Jefferson; Gilberto, Dankler, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos (Jefferson Paulista), Renato, Lodeiro (Bruno Mendes) e Seedorf; Henrique (Sassá) e Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Grêmio 1
Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Ramiro (Adriano), Riveros (Wendell) e Alex Telles; Kleber e Barcos (Lucas Coelho). Técnico: Renato.

Gol: Alex Telles (36min/1ºT).
Cartões amarelos: Kleber, Ramiro, Bressan (G); Lodeiro, Dória, Henrique, Gilberto (B).
Cartão vermelho: Kleber (G).

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO), com Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP).

Fonte: Laion Espíndula / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário