segunda-feira, 2 de julho de 2012

Tarso deixa dúvidas sobre divulgação de salários

     Prometida para ocorrer até o final deste ano, a divulgação dos salários dos servidores públicos do Rio Grande do Sul ainda está cercada de pontos de interrogação. Entrevistado hoje no Gaúcha Atualidade, o governador Tarso Genro disse que pretende antecipar a divulgação, mas ainda não se sabe qual será o formato. Tarso revelou que está conversando com os chefes dos outros poderes para que os critérios sejam os mesmos.

     Segundo o governador, ainda está sendo discutido se haverá divulgação dos nomes dos servidores ou apenas dos salários. Tarso manifestou preocupação com a privacidade dos servidores.

     Se a opção for por divulgar apenas a relação de cargos e salários, sem identificar quem recebe quanto, os poderes no Rio Grande do Sul estarão driblando a Lei de Acesso à Informação e a própria interpretação do Supremo Tribunal Federal.

     Depois da entrevista, o jornalista Guilherme Gomes, assessor do governador, escreveu em seu Twitter: "Saber quanto ganha um determinado servidor público vai alterar alguma coisa na administração pública? Resposta: não".

     Discordo do assessor do governador. O contribuinte, que paga a conta, tem o direito de saber quanto ganham os servidores públicos, sejam de carreira, sejam ocupantes de cargo de confiança. O nome é importante até para poder fiscalizar quem trabalha e quem, por exemplo, cuida dos seus próprios interesses ou faz campanha eleitoral quando deveria estar trabalhando.

Postado por: Rosane de Oliveira
Blog da Rosane de Oliveira / ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário