Marilise
Jaqueline Ribeiro e Fabiane Klaus Löwe
Já imaginou uma brincadeira em que as
crianças aprendem a trabalhar em grupo, desenvolvem habilidades em matemática e
se divertem, falando tudo em inglês? Essa prática foi aplicada em sala de aula
pelas professoras Marilise Jaqueline Ribeiro e Fabiane Klaus Löwe, da Educação
Básica Setrem. A atividade, denominada "O Jogo dos Quatro: Playing For Fun
and Learning, uma Imersão Bilíngue” e desenvolvida com alunos do 2º ano do
Ensino Fundamental, foi selecionada pela Comissão Científica da Mind Lab, do Programa
Mente Inovadora, como destaque de Práticas Exitosas em 2018.
"Utilizamos a língua inglesa
para desenvolver a noção de grupo, trabalhar habilidades de identificar,
organizar e classificar, construir o significado do termo ‘denominador comum’,
apresentar e explorar o jogo”, explica Fabiane, que também é coordenadora do
Centro de Idiomas Setrem. Foram utilizados o kit Garden e kit de jogos do Mind
Lab.
Como escola de intensificação
bilíngue, comenta Marilise, é necessário lançar mão das práticas que ocorrem no
dia a dia da sala de aula e promover a aprendizagem significativa do segundo
idioma, neste caso o inglês. "A metodologia Mind Lab, que traz no seu bojo
o desejo de reforçar as habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas,
foi protagonista durante a aula realizada por nós, quando da introdução do Jogo
dos Quatro”, afirma.
O Concurso Cultural tem o objetivo de
reconhecer e compartilhar as melhores práticas pedagógicas dos professores
aplicadores do Programa Mente Inovadora, utilizando elementos da metodologia
Mind Lab para mediar a construção dos conhecimentos interdisciplinares,
fortalecer o engajamento das famílias junto à escola e colaborar no
enfrentamento de problemas sociais da comunidade. O trabalho das professoras
ficará exposto na Setrem em um banner ilustrado.
Fonte:
Portal SETREM
Nenhum comentário:
Postar um comentário