quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Draco de Passo Fundo é a que mais realizou prisões no interior do Estado em 2018


Draco de Passo Fundo é a que mais realizou prisões no interior do Estado em 2018
   Créditos: Arquivo/Rádio Uirapuru

Na manhã desta quinta-feira (27), a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), antiga Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas – DEFREC , realizou o balanço do ano de 2018 em Passo Fundo.

Falando na Rádio Uirapuru, o delegado titular Diogo Ferreira contou que os números no município foram expressivos durante o ano. Com 218 prisões em 2018, a Draco de Passo Fundo foi a que mais prendeu no interior do estado e a terceira em todo o Rio Grande do Sul, ficando atrás de apenas duas delegacias da Grande Capital.

Só neste ano, o responsável afirmou que foram quase 60 prisões em flagrante em Passo Fundo, principalmente vinculados a roubos de veículos e tráfico de drogas. Destacou a maior ação policial da história do município, Operação Pólis, contra o chamado “Golpe do Bilhete”, e disse que ela era um anseio antigo da Polícia Civil, pois estelionatários saíam para cometer golpes em outras cidades e voltavam para realizar lavagem de dinheiro em Passo Fundo. Ferreira disse que realizar esta operação tornou-se questão de honra para a equipe e serviu para coibir estes crimes que vinham acontecendo descaradamente no município.

Diogo Ferreira espera que em 2019 as condições e os resultados sejam ainda melhores do que o ano que passou. Afirmou que seguirão realizando ações pontuais de apreensão de drogas, seguindo o exemplo de 2018, onde mais de 700 pontos de LSD foram desarticulados e uma célula de roubos a banco também foi desarticulada.

Outro crime que vem sendo enfrentado no município é o de roubos de veículo, o que, na opinião do delegado, atormenta a sociedade, já que todos podem ser vítimas. Em razão disso, a Polícia Civil fez com que os números caíssem em Passo Fundo, algo que se deve ao trabalho árduo de toda a equipe e à prisão dos principais líderes deste tipo de crime na cidade.

Ferreira acredita que a tendência é continuar com esta queda e trava metas para 2019: manter bons números, realizar mais operações e se transferir para um prédio mais adequado para a delegacia. O delegado disse que o lugar atual não tem todos os recursos que a equipe precisa, por isso estão avaliando alguns terrenos e esperam tirar este projeto do papel em breve.


Por Gabriel Nunes
Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário