quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Petrobras anuncia renúncia de Graça Foster e 5 diretores

Nova diretoria será eleita na próxima sexta-feira

Graça Foster e mais cinco diretores da Petrobras renunciam  | Foto: Wilson Dias / Agência Brasil / CP Memória
   Graça Foster e mais cinco diretores da Petrobras renunciam | Foto: Wilson Dias / Agência Brasil / CP Memória

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, e outros cinco diretores apresentaram pedido de renúncia da estatal. A informação consta de resposta da empresa a ofício da BM&FBovespa pedindo esclarecimentos sobre notícias veiculadas na mídia em relação a substituição na presidência, que geraram forte alta das ações no pregão dessa terça-feira. A nova diretoria será eleita em reunião do conselho de administração nesta sexta-feira.

Nessa terça-feira, a presidente Dilma Rousseff 
se reuniu com Graça Foster no Palácio do Planalto, em Brasília. Graça deixou o local por volta das 17h20min sem falar sobre o encontro e retornou ao Rio de Janeiro. 

Dilma passou a manhã em Campo Grande (MS) e desembarcou em Brasília por volta de 14h. Pouco depois, Graça chegou ao Planalto para a reunião. Ao longo do dia, diversos veículos de imprensa noticiaram sobre a possibilidade da saída de Graça Foster da presidência da Petrobras, em função do desgaste causado pelas denúncias de corrupção na empresa. As ações da Petrobras, inclusive, registraram alta de cerca de 15%.

Apesar de já ter definido pela saída de Graça foster, Dilma ainda não tem um nome para substituí-la. Segundo interlocutores da presidente, há grande pressão do ex-presidente Lula e do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para que a saída seja imediata, mas Dilma ainda reluta pela falta de um nome compatível com o cargo. 

Lava Jato 

Deflagrada no dia 17 de março, a Operação Lava Jato, da Polícia Federal investigou um esquema de lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos, que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões. O esquema, intermediado pelo doleiro Alberto Yousseff, envolvia pagamento de propina a políticos e funcionários da Petrobras.

Após a divulgação do balanço da empresa, no último dia 29, a Petrobras perdeu valor de mercado. Na ocasião, Graça Foster disse que a estatal pretendia reduzir investimento e evitar contratar novas dívidas em 2016.

Fonte: ESTADÃO conteúdo
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário