quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Grêmio faz as pazes com a vitória e supera o Passo Fundo

Douglas comandou as chances ofensivas no 2 a 0 fora de casa

Tricolor mostrou futebol competitivo | Foto: Diogo Zanatta/Futura Press/Folhapress/CP
   Tricolor mostrou futebol competitivo | Foto: Diogo Zanatta/Futura Press/Folhapress/CP

O Grêmio fez as pazes com a vitória e, pela primeira vez no ano, mostrou um futebol competitivo. Douglas comandou as ações ofensivas e criou as chances que definiram o 2 a 0 sobre o Passo Fundo, nesta quarta-feira no Vermelhão da Serra. Com os três pontos fora, o Tricolor sobe para o quinto lugar, com nove pontos na tabela. O Passo Fundo passa a ser ameaçado de rebaixamento, em 14º com quatro pontos. Os gremistas voltam a campo na próxima segunda-feira, contra o Juventude, na Arena.

Tricolor aproveita bola parada

Um primeiro tempo de baixa qualidade técnica, mas dedicação de ambos os times na marcação, acabou aliviando um pouco a pressão sobre o Grêmio. Inicialmente, o Passo Fundo tomou a iniciativa, mas o Tricolor soube segurar a pressão e avançar para marcar seu gol.

Logo aos três minutos, Gustavo teve a chance de cabecear na área gremista, mas mandou para fora. Aos 10, Marcelo Grohe teve de fazer grande defesa, após falha de Marcelo Oliveira. O volante entregou bola para o contragolpe que chegou para Felipe Klein. O meia chutou à queima-roupa, mas o goleirão conseguiu pegar firme.

A partir daí, o Grêmio deu a resposta e passou a apostar nas laterais. Ganhou seu primeiro escanteio e já aproveitou na qualidade da bola parada de Douglas. O meia cruzou com perfeição e achou a cabeça de Erazo, que nem precisou pular alto para cabecear no canto direito e definir o 1 a 0.

O Passo Fundo se lançou ao ataque, mas não conseguiu criar chances claras. Numa bola alta que sobrou na área, Souza tentou a bicicleta, mas saiu fraca e sem perigo. Em outro momento, Branquinho seria lançado na cara do gol, mas Grohe antecipou para afastar de soco. Com mais consistência, o Grêmio levou para o vestiário a vantagem no placar.

No retorno para a segunda etapa, o Tricolor voltou muito forte e já ganhou escanteio. Douglas cobrou rasante, a bola desviou no chão e, com muito efeito, quase entrou no ângulo esquerdo. No lance seguinte, o meia voltou a se destacar com um toque de calcanhar para Fellipe Bastos. O volante disparou um chute forte que Vanderlei espalmou.

Pedro Rocha amplia

O gol estava amadurecendo e surgiu aos cinco minutos. Douglas lançou Everaldo, a bola desviou um pouco na zaga, mas sobrou para o centroavante que tirou do goleiro. Pedro Rocha surgiu na pequena área e confirmou o 2 a 0, fulminando as redes. Correndo atrás do prejuízo, o Passo Fundo acordou aos 15 minutos. Branquinho recebeu no contra-ataque, girou com perigo e chutou no canto direito, mas ali tinha Marcelo Grohe para defender. 

Felipão trocou Pedro Rocha por Lucas Coelho e Araújo por Wallace, mas o Grêmio continuou tentando o terceiro gol. Que quase foram golaços. Aos 33 minutos, Júnior disparou pela direita, passou por dois marcadores e cortou para o meio, driblando um terceiro adversário. Olhou para a meta e chutou com qualidade, mas a bola passou tirando tinta do poste esquerdo. Aos 40, foi a vez de Douglas experimentar. Num lance isolado pela esquerda, ele viu o goleiro adiantado e mandou por cobertura, a bola raspou o travessão e saiu, no que seria um gol de placa.

Passo Fundo 0

Vanderlei, Henrique Choco, Rafael Santana, Gustavo e Xaro; Rudiero, Janderson (Henrique), Souza, Felipe Klein (Cleverson) e Branquinho; Michel (Eraldo). Técnico: Beto Campos.

Grêmio 2
Marcelo Grohe, Galhardo, Erazo, Rhodolfo e Júnior, Araújo (Walace), Fellipe Bastos (Matías Rodríguez), Marcelo Oliveira e Douglas; Pedro Rocha (Lucas Coelho) e Everaldo. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Gols: Erazo (13min/1ºT) e Pedro Rocha (5min/2ºT).
Arbitragem: Francisco Silva Neto (RS), com José Javel Silveira (RS) e Elio Nepomuceno Júnior (RS).
Cartões amarelos: Felipe Klein e Gustavo (P); Marcelo Oliveira, Galhardo, Júnior, Marcelo Grohe (G).
Local: Vermelhão da Serra, em Passo Fundo

Bernardo Bercht
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário