quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Caminhoneiros anunciam para essa sexta-feira carreata que promete parar Passo Fundo

O ato promete parar Passo Fundo e deve acontecer das 8h às 10h

   Créditos: Arquivo Rádio Uirapuru

A luta dos caminhoneiros por condições dignas de trabalho e pela redução do diesel continua. Se em vários estados a proposta de congelamento do preço do diesel, sanção da lei da caminhoneiro e prorrogação de parcelas dos financiamentos foi aceita, os estados do Sul não concordam e mantém a paralisação.

O Rio Grande do Sul é hoje o local que mais possui pontos de protesto, mesmo com a determinação de que as estradas não podem ser bloqueadas. Ainda na tarde desta quinta-feira o Governo Federal anunciou, através do ministro de Justiça, José Eduardo Cardozo, que  a Polícia Rodoviária Federal (PRF)  vai  multar os motoristas que estão bloqueando as vias.

Segundo ele as multas serão utilizadas para identificar os motoristas que descumprirem as ordens judiciais de desbloqueio de rodovias federais em municípios de 11 estados, numa clara demonstração de tentar encerrar a greve.  Em Passo Fundo o movimento ganha força com a adesão dos agricultores e agora dos empresários. A CDL informou em nota que apoia os caminhoneiros e pediu aos comerciantes que mantenham suas lojas fechadas nesta sexta, das 9h às 10hs da manhã.

Os motoristas e agricultores irão realizar carreata, partindo do trevo do Bairro São José até o Trevo da Caravela, atravessando a cidade. O ato promete parar Passo Fundo e deve acontecer das 8h às 10h. Centenas de caminhões e tratores devem percorrer as ruas.

O representante dos caminhoneiros, Ângelo Alérico, explicou que a situação dos motoristas é a pior possível. Com o preço do diesel em quase R$3,00, colocar o caminhão para rodar é pagar para trabalhar. Alérico pediu apoio da população e destacou que a única saída boa para o povo é reduzir o preço do combustível, pois elevar o valor do frete encareceria os produtos nos supermercados e demais serviços.

Para o líder sindical da CSP Conlutas, Bradimir da Silva, a luta dos caminhoneiros é justa.Diz que as reivindicações feitas pelos motoristas merecem o apoio de todas as categorias. Ele afirma que uma greve geral teria o impacto necessário para que o governo mudasse suas atitudes e aí se dá a necessidade do apoio da classe trabalhadora à paralisação dos caminhoneiros. Lembrou que uma das pautas da manifestação, o impeachment da presidenta, só faria sentido se houvesse a possibilidade de eleições diretas, pois o partido do vice-presidente também está envolvido nos escândalos de corrupção.

A ACISA, enviou comunicado dizendo que entende como justa a manifestação e apoia o ato,  mas se preocupa com o abastecimento de Passo Fundo e região.Já a Presidente do Sincomércio, Suely Marini, destacou apoio ao movimento e convocou os lojistas associados para manterem as lojas fechadas também até às 10hs da manhã, em solidariedade aos caminhoneiros. Ela acredita como esta o País hoje, logo todos estarão entrando em um terrível buraco negro na economia.

A Rádio Uirapuru acompanha o protesto ao vivo a partir das 8h no AM e também FM.


















Fonte e Fotos/Arquivo: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário