terça-feira, 10 de junho de 2014

Ijuí: Faltam quatro dias para o fechamento da rodoviária

Portal Ijui.com realiza série de matérias que vai mostrar os prós e contras da mudança da rodoviária do centro de Ijuí.

Faltam apenas quatro dias para o fechamento das portas da quase sexagenária rodoviária de Ijuí. Depois da meia-noite do dia 13 o local deve ficar abandonado, bem no centro da cidade. População lamenta a saída do terminal da rua José Bonifácio, e agora, passa a se conformar com a rodoviária provisória do bairro Modelo. Na tarde desta segunda-feira, o movimento na rodoviária era intenso. Foto: Ijui.com


O primeiro transporte coletivo de Ijuí foi o ferroviário, inaugurado em 1911.

Naquela época, a velha Maria Fumaça puxava cinco vagões com 60 passageiros cada. A viagem até Cruz Alta, por exemplo, levava em torno de duas horas e tinha direito até a uma parada, no Alto da União.

Posteriormente, na década de 40 e 50 no auge do transporte ferroviário, os trens mais modernos, conhecidos como Minuano, foram implantados no modais do Estado.

Os vagões eram mais luxuosos, eram separados por classes, de luxo e convencional. A máquina também era mais potente e a composição carregava até 500 passageiros. A viagem de Ijuí até Porto Alegre levava 12 horas, em média.

Mas, na década de 40, começou a surgiu o transporte rodoviário.

Na época, as estradas eram de chão batido e os ônibus precários, não levavam mais que 18 passageiros, mas eram a alternativa de viagem para quem não tinha veículo próprio e para chegar aos locais onde o trem não ia.

Na década de 40, a empresa Ouro e Prata colocava pela primeira vez a disposição seu coletivo em Ijuí, com destino a Porto Alegre. Mais de 90% da viagem era percorrido por estrada de chão.

Os ônibus partiam da Praça da República, defronte ao atual banco Santander.

Foi no final da década de 50, com a derrocada das linhas férreas, que surgiu a necessidade de se criar um terminal rodoviário em Ijuí, já que a cidade alcançava seus 40 mil habitantes.

A estação rodoviária foi aberta em 1957 e, o primeiro ônibus partiu de Ijuí com destino a Santa Maria. O primeiro ônibus que chegou na rodoviária veio de Passo Fundo.

Com o crescimento da cidade e a desativação do transporte ferroviário em 1962, o movimento na rodoviária só cresceu.

Na década de 80 a estação rodoviária foi ampliada, recebendo novos boxes e uma estrutura maior, dando mais comodidade aos usuários.

De lá para cá, Ijuí se tornou uma cidade pólo na região. Com a população flutuante que gira em torno de 100 mil habitantes, a rodoviária é usada todos os dias por dois mil passageiros, sendo que a maioria destes, viajam para cidades distantes até 100 quilômetros de Ijuí.

Hoje as linhas de maior movimento são as que ligam Ijuí a Catuípe, Santo Ângelo, Cruz Alta, Augusto Pestana e Panambi.

Para a capital partem sete carros por dia, geralmente lotados.

Dia 13 a atual estação rodoviária deixa de funcionar. Às 23h59, parte o último ônibus para Porto Alegre. Será a despedida da quase sexagenária estação. Após a saída do coletivo, as portas serão fechadas o terminal desativado.

Ainda não há informações sobre o que será feito com o prédio da rodoviária.

A princípio, o Hotel, continuará funcionando, mas toda a parte térrea, será fechada.

Existe a especulação de que um supermercado de uma rede internacional teria interesse em reformar o local e se estabelecer, visando o amplo espaço que há para estacionamento. Mas, a informação não foi confirmada com os proprietários do prédio.

A partir de hoje, o Portal Ijui.com apresenta uma série de matérias sobre os prós e contras da mudança da rodoviária de Ijuí, tendo como base, o ponto de vista da população ijuiense, as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana do município e as exigências do Daer.


Veja imagens: Fotos Portal Ijui.com

Foto datada de 1911, mostra o trem chegando na estação férrea de Ijuí, que foi o primeiro meio de transporte coletivo usado no município. Mais de uma centena de pessoas se aglomeravam para ingressar na locomotiva que seguiria viagem até Santo Ângelo. (Arquivo MADP)

Atual estação férrea, hoje abandonada. Foi usada pela última vez para o transporte de passageiros em outubro de 1962, quando o velho Minuano, partiu para Porto Alegre.

Na tarde de segunda-feira, centenas de pessoas estavam na parte interna e externa da rodoviária esperando para o embarque nos ônibus. 

   Contagem regressiva de despedida dos funcionários está chegando ao fim.

Fonte: PORTAL IJUHY.COM

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