quarta-feira, 8 de março de 2017

Delegado Pacífico afirma que é inconcebível dois assaltos em seis dias na região de Soledade

Região vive com a falta de recursos humanos na segurança pública


   Pacífico declarou que polícia não para até encontrar os assaltantes 
   Foto: Arquivo/Rádio Cristal

Em seis dias, a região de Soledade por duas vezes teve sua pacata rotina transformada em medo. Tudo começou na quinta-feira, 02/03, com o assalto na parte da manhã da agência da Sicredi em Ibirapuitã.

Na luz do dia, cerca de cinco homens armados entraram no estabelecimento e renderam quem lá estava, fazendo do prefeito Rosemar Hentges de refém. A comunidade ibirapuitense viveu momentos de tensão na data.

Novamente, agora nesta quinta-feira, 08/03, em Fontoura Xavier, a atenção prevista para o dia da mulher e as festividades no município, voltou-se para a atitude de seis assaltantes que renderam cerca de 20 pessoas em um cordão humano e assaltaram as agências do Banrisul e Banco do Brasil, na Avenida 25 de Abril.

O comunicado da assessoria de imprensa de Fontoura Xavier na sua página oficial no Facebook qualifica o tamanho desespero de uma cidade sem policiamento: "ATENÇÃO Fontoura Xavier Terra Do Pinhão NÃO SAIR NA RUA!!! Assalto a todos os bancos do Município!!!"

Com falta de policiamento em toda a região, o prefeito fontourense, Zé Flávio, afirmou que era esperado este roubo. "Depois de Ibirapuitã nós falamos, a próxima é Fontoura", declarou o prefeito em entrevista a Cristal.

As palavras de indignação se repetiam nos populares que acompanhavam o fato, muitos trêmulos e com os olhos lacrimejantes, olhar arrefecido; muitos bravos e outros rindo, pois não acreditavam que essa "cena de filme" tinha ocorrido frente a seus olhos.

Odair Piva, que pagava conta no banco, foi surpreendido pelos barulhos e pelas palavras dos seguranças "chegaram para limpar o banco". Ele que estava com seu filho, Enzo, de dois anos, ficou preocupado por acreditar que ele e seu filho poderiam ser feitos reféns.

Felizmente, não foram feitos de reféns, somente estiveram no cordão humano feito pelos criminosos em meio a Avenida. As imagens de uma quadrilha organizada, calma e planejada que circulam pelas redes sociais mostram o nível que o crime chegou: a preparação de rotas com miguelitos para enganar a polícia na perseguição.

O delegado Guilherme Pacífico, responsável pelo setor de investigação da Polícia de Soledade destacou na Cristal que é inconcebível que estes crimes ocorram e retirem a paz da comunidade.

"O pior não é o levado; o pior é retirar o sentimento de paz da comunidade. Especialmente nas pacatas cidades do interior. Mas é isso que o 'novo cangaço' faz, impõe medo e com a falta de polícia, tem tempo para agir", enfatizou Pacífico.

O 'novo cangaço' é como ficou conhecido este tipo de crime, com o mesmo modo de operação do assalto em Putinga, no início do ano, por exemplo. Homens fortemente armados chegam em seus veículos, rendem populares e funcionários, fazem um cordão humano para evitar a aproximação da polícia, pegam o dinheiro, entram nos carros e fogem com um ou dois reféns que são liberados na estrada.

Muitas vezes utilizam-se dos mesmos carros para a fuga, outras vezes abandonam o primeiro (ou os primeiros como em FX) e entram em outros para fugir e enganar a polícia.

Até o momento, somente duas mulheres foram presas acusadas de envolvimento na fuga da quadrilha. Os policiais militares e civis trabalham incansavelmente na busca por estes homens que não só roubaram o dinheiro dos bancos, mas também, roubaram a paz da região de Soledade.


Central de Conteúdo Unidade RedeSul
Rádio Cristal | Soledade

Nenhum comentário:

Postar um comentário