sexta-feira, 24 de março de 2017

Casal busca ajuda para operar a filha

Pequena Estéfani tem doença rara e procedimento cirúrgico custa R$ 84 mil

Estéfani precisa passar por cirurgia | Foto: Arquivo pessoal
   Estéfani precisa passar por cirurgia | Foto: Arquivo pessoal

O casal João Vilmar da Luz, de 45 anos, e Eliane Fátima Pertile, de 36, do município de Fazenda Vila Nova, buscam apoio para dar tratamento médico para a filha Estéfany Fátima da Luz, de um ano e seis meses. A criança nasceu com uma doença rara, a síndrome de banda amniótica, que causa deformidade no rosto ainda quando o feto está em formação. Em razão da doença, Estéfany já perdeu a visão de um dos olhos e corre o risco de perder do outro. Ela se alimenta somente através de líquidos com o auxílio de uma sonda que foi fixada na barriga e possui deformações no rosto.

A família de Estéfany já conseguiu fazer uma cirurgia para a correção do lado direito do rosto da menina, através da implantação de placas e pinos. O procedimento foi custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mediante uma decisão judicial. No entanto, o casal teve que custear outros procedimentos, como uma cirurgia para o pé da criança. Além disso, Eliane, que é dona de casa e dedica seu tempo integralmente aos cuidados da filha, e João Vilmar, que é operador de máquinas, afirmam que a rotina alimentar e os gastos com remédios fizeram com que a família esgotasse as economias para a nova cirurgia.

O novo procedimento custa R$ 84 mil e deve servir para a correção do lado esquerdo do rosto de Estéfany. Devem ser implantados 30 pinos e seis placas para dar a ela melhor qualidade de vida e, também, evitar a perda de visão do outro olho, que já está sendo afetado pela deformação. A cirurgia deve ser realizada no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre.

“A cirurgia podia ter começado a ser feita a partir dos três meses de idade, mas já estamos atrasados por falta de dinheiro”, explicou a mãe. “As correções devem ser feitas até os 20 anos dela”, afirmou Eliane, que faz uma corrida contra o tempo para arrecadar o valor. “Penso todos os dias que quando ela ficar maior, vai me perguntar e eu não sei como vou explicar a situação dela”. A mãe também comentou que a filha sente dores e chora muito devido ao seu quadro de saúde.

A família abriu uma conta no Banrisul, em nome de Estéfany da Luz, para quem quiser ajudar com doações (Conta: 391732140-8/Agência: 1108). Outras informações podem ser obtidas através do telefone da família (51-99670-8421).


Jézica Bruno
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário