quarta-feira, 6 de março de 2013

Com atuação segura, Grêmio goleia Caracas por 4 a 1

Tricolor recupera liderança do grupo 8 com vitória contundente na Arena
   Grêmio venceu com facilidade o Caracas, na Arena (Crédito: Mauro Schaefer)


     O Grêmio mandou para longe a sina de os mandantes não venceram no grupo 8 da Libertadores. Na noite desta terça-feira, o Tricolor fez o dever de casa muito bem feito e aplicou uma goleada de 4 a 1 sobre o Caracas, na Arena. Com belo desempenho de todos, os comandados do técnico Vanderlei Luxemburgo não encontraram dificuldade para despachar o time venezuelano pela terceira rodada da fase de grupos. 

     Com a vitória, o time recupera a liderança da chave na competição. Com seis pontos, o Grêmio divide o primeiro lugar com o Fluminense, mas ganha no saldo de gols. A partida de volta contra o Caracas está marcado para a terça da semana que vem, dia 12, às 21h30min.

Início em alta velocidade e gol de Barcos

     Como o Grêmio imaginava antes do jogo, o Caracas entrou retrancado em campo, com cinco jogadores no meio. Para furar a defesa adversária, os comandados de Luxemburgo começaram a partida em alta velocidade, mas sem conseguir criar boas chances de gol. O primeiro arremate ocorreu apenas aos seis minutos, quando André Santos aproveitou rebote e bateu para fora. 

     O time venezuelano até tentava ganhar o meio-campo e equilibrar o domínio da posse de bola. Mas na frente, as aparições eram tímidas. Na marca dos 10 minutos, o centroavante Cure fez bela jogada individual e concluiu para o gol. Dida fez a defesa. 

     A força ofensiva do Grêmio começou a aparecer a partir dos 15 minutos. Depois de um escanteio, Pará aproveitou o rebote e bateu de longe. A bola saiu perto da meta. O Tricolor teve mais sorte no lance seguinte. Após cruzamento, o goleiro deixou a bola escapar dentro da área e Barcos estava esperto para abrir o placar. 

     O gol empolgou os gremistas. O Caracas ficou perdido após o 1 a 0 e levou um sufoco do Tricolor. Aos 18, Elano cruzou na cabeça do meia Zé Roberto, que testou muito perto do gol. Na sequência, o arqueiro Barojo operou um milagre. Sozinho com Vargas, ele espalmou para longe a bomba do chileno. 

Werley amplia para o Grêmio

     Otero até tentou o empate. Após bela jogada, ele passou por dois marcadores e se atirou na área. Só que o árbitro não caiu na conversa do jogador.

     E de um lance de garra do lateral André Santos saiu o 2 a 0 para o Grêmio. Aos 37, entre dois marcadores, o jogador conseguiu entrar na área com a bola e cavou um escanteio. Na primeira cobrança, o goleiro deu um tapa para fora. Mas na segunda, Werley se antecipou na primeira trave e testou com força para as redes. 

     O Tricolor quase fez mais na saída do Caracas após o gol. O time retomou a bola, Vargas saiu rápido para o contra-ataque e achou Zé Roberto livre na esquerda. Mas o arremate foi em cima do goleiro. No final, Vargas acertou belo cabeceio, mas a pelota foi para fora. 

 
   Grêmio venceu com facilidade o Caracas, na Arena | Foto: Jefferson Bernardes / AFP / CP

Superioridade no segundo tempo e dois gols de Zé Roberto

     A superioridade gremista seguiu no segundo tempo. Calmo com o placar, os donos da casa aproveitaram para tocar a bola e administrar a vitória. Com dois minutos, Vargas deu passe de letra ao Pará na intermediária. O lateral foi livre para o ataque, mas escorregou sozinho e perdeu a boa chance. 

     Aos seis minutos, Zé Roberto não perdeu a chance. Aliás, o meia teve tranquilidade para fazer uma pintura de gol. Barcos lançou o camisa 10 na área, que driblou o goleiro e iniciou a goleada – 3 a 0.

     Os venezuelanos não se conformaram com o placar e foram em busca do gol de honra. Com nove minutos, Jimenez soltou a bomba e obrigou Dida a fazer defesa em dois tempos. Depois, o goleiro gremista e a zaga erraram, e o Caracas diminuiu. Aos 13, após cobrança de falta na esquerda, Sánchez pulou sozinho para marcar. 

     Mas o Grêmio não entrou em desespero após o gol do oponente. O time seguiu tocando bola e com calma chegou ao quarto gol. Aos 19, Vargas chutou com efeito e a bola passou muito perto. Depois, Zé Roberto recebeu livre na entrada da área e bateu por cima. Mas aos 27, o camisa 10 não errou. Pará cruzou rasteiro no segundo poste, onde Zé estava sozinho para empurrar a pelota para as redes – 4 a 1.

     A vitória foi encaminhada após o quarto gol gremista. A equipe administrou com tranquilidade e o Caracas não conseguiu a reação. No final, a torcida começou a gritar "olé" enquanto o time gremista se exibia com belos passes no campo.

Libertadores 2013 – grupo 8

Grêmio 4
Dida; Pará, Werley, Cris e André Santos; Fernando, Souza, Elano (Marco Antonio) e Zé Roberto; Vargas (Welliton) e Barcos.Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Caracas 1
Baroja; Carabali, Peraza, Sánchez e Quijada; Jimenez, Juan Guerra, Otero, Ángelo Peña (Cabezas) e Meza (Lucas); Cure (Farías). Técnico: Ceferino Bencomo.

Gols: Barcos (16min/1ºT), Werley (37min/1ºT), Zé Roberto (6min/2ºT e 27min/2ºT); Sánchez (13min/2ºT).
Cartões amarelos: Sánchez, Otero, Guerra (C); Cris, (G)

Público Total: 32.531
Renda: R$ 1.336.941,00
Árbitro: Antonio Arias (Paraguai)
Local
: Arena 

Fonte: Laion Espíndula / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário