quarta-feira, 13 de março de 2013

Cardeal argentino é o novo Papa

Jorge Mario Bergoglio escolheu o nome de Francisco I
   Novo Papa é o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio (Crédito: Vincenzo Pinto / AFP / CP)

     O novo líder da igreja Católica é o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos. Trata-se do primeiro Papa das Américas e do primeiro jesuíta a se tornar pontífice. Ele escolheu o nome de Francisco I. Às 15h06min (horário de Brasília), a fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, noticiou aos fiéis que a decisão estava tomada. A multidão que aguardava a decisão na Praça São Pedro comemorou, emocionada. 

     Às 16h06min, uma hora após a fumaça branca, as luzes da sala de onde o Papa surgiu foram acesas. O anúncio oficial – a célebre frase “Habemus papam” – foi feito pelo presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso, cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran. Então o Papa apareceu diante dos féis na varanda da Basílica de São Pedro. 

     Bergoglio é considerado um conservador moderado e mostrou uma forte oposição à legalização do casamento gay na Argentina em 2010. O religioso da ordem Companhia de Jesus é arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 1998 e foi promovido a cardeal em 21 de fevereiro de 2001 por João Paulo II. De acordo com especialistas, Bergoglio é articulador com grande capacidade e tem perfil fortemente doutrinário.

O conclave

     O conclave para eleger o sucesso de Bento XVI começou na terça-feira. Dele, participaram os cardeais com menos de 80 anos. Durante o voto, manual e individual, os cardeais, orientados a disfarçar a letra, escreveram à mão, em um papel retangular, o nome do escolhido. Depois da fumaça preta emitida ontem, houve quatro votações nesta quarta até a decisão sobre o novo Pontífice. 

Fonte: Correio do Povo e AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário