domingo, 16 de julho de 2017

Operação Cedrales captura maior fornecedor de drogas do sul do país


1DIN/Denarc
   Prisão - Foto: Larissa F. Beretta

Em coletiva de imprensa realizada na manhã de sábado (15), a Polícia Civil apresentou o resultado da Operação Cedrales e a prisão do maior abastecedor e distribuidor de maconha para o Rio Grande do Sul e com negócios em outros estados brasileiros.

Com uma ação precisa, sigilosa e de alto risco, a Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DIN/Denarc) e do GIE (Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos), deslocou ao Paraguai e capturou, o suspeito foragido desde 2013, na localidade de Los Cedrales.

Após um ano e sete meses, a investigação apurou o paradeiro do suspeito considerado o principal narcotraficante do estado, acima inclusive de facções e outros líderes do tráfico de drogas. O preso tem relações diretas com lideranças do tráfico internacional, responsáveis por conhecidas facções do centro do país.

De acordo com os delegados Mario Souza e Guilherme Calderipe, o preso tem negócios em todo país e vivia de forma discreta no país vizinho, onde atuava há cerca de 15 anos.

"Extremamente cuidadoso, ele não usava smartphones, trocava de carro todo mês e apenas usava linhas telefônicas paraguaias, uma por semana. Além disso, ele aprendeu a falar outras línguas e assim aumentou sua atuação no Paraguai", destacou Souza.

O delegado Calderipe conta que o suspeito tinha no Paraguai, um porto particular com sete lanchas, nas quais enviava por vez e em cada uma, cerca de 1,5 toneladas de maconha, que depois eram transportadas e distribuídas por caminhões graneleiro.

Segundo os delegados, o preso começou a atuar na zona norte de Porto Alegre, onde foi pioneiro em crimes de homicídios violentos e práticas de esquartejamento. Ele também é suspeito de participação e liderança em roubos de grandes valores e possivelmente no tráfico de armas.

A logística da operação teve o apoio da Divisão de Apoio Aéreo (DAA), com o helicóptero da PC/RS, da Polícia Nacional do Paraguai, Polícia Civil do Paraná e da Polícia Rodoviária Federal.


Larissa F. Beretta
Anderson Silva
Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário