domingo, 16 de julho de 2017

Senegal suspende todas as provas esportivas após mortes em estádio

Oito pessoas morreram e pelo menos 88 ficaram feridas após queda de parte da estrutura

Feridos foram levados a hospitais nos arredores de Dacar | Foto: SEYLLOU / AFP / CP
   Feridos foram levados a hospitais nos arredores de Dacar | Foto: SEYLLOU / AFP / CP

O governo senegalês decidiu, neste domingo, suspender todas as manifestações esportivas e culturais até a realização de eleições no final deste mês. O anúncio foi feito horas depois de uma confusão no estádio de futebol Demba Diop, no Dacar, que terminou em oito mortos e pelo menos 88 feridos, de acordo com números oficiais.

O incidente teve início com brigas entre torcedores após a partida pela final da Copa da Liga Senegalesa de Futebol. "Todas as atividades esportivas e culturais ficam proibidas em todo o território nacional pelo resto da campanha eleitoral", informou o porta-voz do primeiro-ministro Suydou Gueye. O porta-voz acrescentou que foi aberta uma investigação judicial para determinar as causas da tragédia ocorrida no sábado e determinar seus responsáveis.

Um muro veio abaixo no momento em que um grupo de torcedores tentava sair do estádio depois do jogo entre o Ouakam e o Stade de Mbourn.  Ao final da prorrogação, houve troca de agressões e lançamento de objetos. O placar da partida estava em 2 a 1 para o Stade de Mbour. A polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar os torcedores, em um estádio lotado.

O país africano realiza eleições legislativas em 30 de julho próximo, em um cenário de grande tensão, com o líder da oposição e prefeito de Dacar, Khalifa Sall, fazendo campanha da prisão.


AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário